Pasta americana para bolos

    Pasta americana para bolos

    79pessoas já guardaram
    8horas30mins


    172 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Pasta americana para cobrir e decorar bolos. Use as cores de corante que você desejar para criar diferentes formas e desenhos!

    Ingredientes
    Rende: 230 g, aproximadamente

    • 1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor
    • 225 g de açúcar de confeiteiro ou impalpável
    • 5 colheres (sopa) de água
    • 1 colher (sopa) de glucose de milho
    • 1 colher (chá) de glicerina
    • Corante alimentício

    Modo de preparo
    Preparo:30mins  ›  Tempo adicional:8horas na geladeira  ›  Pronto em:8horas30mins 

    1. Unte generosamente uma espátula e uma superfície de trabalho lisa e grande.
    2. Misture a gelatina em 1 colher de sopa de água em uma vasilha pequena e deixe de molho.
    3. Em uma panela grande, leve o açúcar, 4 colheres de sopa de água e a glucose de milho para esquentar em fogo médio. Mexa bem até o açúcar derreter e ferva por 2-3 minutos, ou até atingir ponto de bala mole (cerca de 112ºC).
    4. Enquanto isso, aqueça a gelatina em banho-maria até se dissolver bem.
    5. Retire a calda de açúcar do fogo e coloque a panela dentro de uma tigela com água fria para interromper o cozimento. Deixe esfriar por alguns segundos e junte a gelatina e a glicerina em seguida, misturando delicadamente.
    6. Despeje na área de trabalho untada e vá mexendo com a espátula até formar uma pasta. Ela estará bem líquida no começo, mas vai endurecendo aos poucos. Depois de uns 5-10 minutos a pasta estará bem firme; quando chegar nesse ponto, unte as mãos e a superfície de trabalho novamente e sove bem a pasta, da mesma forma como você faria com um pão, para que fique macia e lisa. Quanto mais você sovar, mais lisa e elástica ela fica.
    7. Enrole a pasta num plástico filme e leve à geladeira até firmar (ou deixe passar a noite). Depois disso ela estará pronta para abrir e cortar.

    Com vídeo fica mais fácil de fazer!

    Como fazer pasta americana
    Como fazer pasta americana

    Histórico

    Avaliações (17)

    Avaliado por:
    74

    Olá. Nunca fiz um bolo de aniversário usando a pasta americana como decoração. Gostaria de saber se antes de colocar a pasta sobre o bolo se tenho que cobri-lo com algum tipo de cobertura. Obrigada - 25 jul 2013

    Allrecipes
    Avaliado por:
    48

    @anahernande, em geral a massa dura esse tempo sim, mas tomando cuidado com umidade. Pode usar para decorar cupcakes também. @PriscillaLima, a glicerina foi adicionada ao passo 5. Obrigada por avisar! @TarcibeliTonholo, a glicerina é própria para culinária, encontrada em lojas especializadas. Se quiser algum sabor específico na pasta, pode adicionar a essência desejada junto com a glicerina. @Mimdyy, se não encontrar glicerina em casas de produtos para confeitaria, pode pegar na farmácia, sim, mas só certifique-se de que pode ser comestível. Se você não morar em um lugar muito seco, pode omitir a glicerina. - 24 abr 2013

    TarcibeliTonholo
    Avaliado por:
    41

    Que tipo de glicerina é esse? É a glicerina comum??? Quanto ao sabor, como se faz? (A cor é com corante, mas e o sabor?). - 22 mar 2014

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas