Focaccia com alecrim e queijo parmesão

    Focaccia com alecrim e queijo parmesão

    7pessoas já guardaram
    1hora20mins


    297 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: O queijo parmesão e o alecrim dão um aroma e gosto delicioso a este pão italiano.

    Ingredientes
    Serve: 15 

    • 200 g de farinha para pão
    • 200 g de farinha de trigo
    • 2 colheres (chá) de sal
    • 1 colher (sopa) de açúcar
    • 7 g de fermento biológico seco instantâneo
    • 300 ml de água quente (45 C)
    • 3 colheres (sopa) de azeite extravirgem, separadas
    • 2 colheres (sopa) de alecrim fresco picado
    • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

    Modo de preparo
    Preparo:15mins  ›  Cozimento: 25mins  ›  Tempo adicional:40mins  ›  Pronto em:1hora20mins 

    1. Em uma vasilha grande de cerâmica , misture a farinha para pão, a farinha de trigo e o sal. Faça um buraco no meio e coloque o fermento e o açúcar. Com cuidado, coloque água sobre o fermento e o açúcar. Deixe descansando, para que o fermento comece a fazer efeito, o que deve ocorrer em 5 minutos.
    2. Despeje 2 colheres de sopa de azeite junto com o fermento. Com a ajuda de uma colher de pau, fazendo movimentos circulares, misture os ingredientes até obter uma massa bem homogênea.
    3. Ponha esta massa em uma superfície enfarinhada e sove-a até que fique macia.
    4. Transfira a massa para uma vasilha untada com 1/2 colher de chá de azeite, vire a massa para que ela fique untada por igual. Cubra a vasilha e deixe a massa crescendo por 30 a 45 minutos, até dobrar de tamanho.
    5. Soque a massa para extrair bolhas de ar e transfira para uma assadeira untada com 1 colher de chá de azeite. Abra a massa na espessura de 1,5 cm. Passe o azeite restante (1 1/2 colher de chá) sobre o pão. Com o cabo de uma colher de pau, faça buracos na massa a cada 2,5 cm. Polvilhe com o queijo e o alecrim. Coloque o tabuleiro com a massa no forno frio, na grade do meio. Na grade de baixo, coloque um tabuleiro com água quente. Deixe que a massa crescendo, até dobrar de tamanho, 20 a 25 minutos.
    6. Preaqueça o forno quente (190 C).
    7. Asse a focaccia por 20 a 25 minutos, ou até que fique corada.Tire-a do forno e coloque-a para esfriar em uma grade. Sirva quente.

    Histórico

    Avaliações (2)

    Allrecipes
    Avaliado por:
    2

    jbruschi93, é também conhecida como farinha de trigo especial. Ela tem um teor maior de glúten. Se não encontrar, pode usar a mesma quantidade de farinha de trigo comum mesmo. - 08 set 2015

    Janaina
    Avaliado por:
    0

    Qual farinha é essa de pão? Como é? Onde encontro? É aquela mistura pronta para pão francês? Xiii, me ajuda, achei que toda farinha de trigo desse para fazer pão... Gostei desta receita, mas tenho dúvidas... Me ajuda?! Obrigada... - 30 ago 2015

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas