Bolo de abacaxi pérola fresco

    Bolo de abacaxi pérola fresco

    12pessoas já guardaram
    40mins


    8 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Simples, refrescante e delicioso! Esse bolo de abacaxi pode ser servido morno com sorvete de creme ao lado.

    Sergipe, Brasil

    Ingredientes
    Serve: 6 

    • 1 abacaxi pérola pequeno
    • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal e amolecida
    • 1/2 xícara de açúcar (quanto mais fino mais aerada a massa)
    • 2 ovos separados
    • 1/2 xícara de farinha de trigo
    • 1/2 xícara de amido de milho (maisena)
    • 1/2 xícara de calda fria do abacaxi
    • 1 colher (chá) rasa de fermento
    • 1 pitada de bicarbonato de sódio

    Modo de preparo
    Preparo:20mins  ›  Cozimento: 20mins  ›  Pronto em:40mins 

    1. Preaqueça o forno 180ºC
    2. Descasque o abacaxi e pique em cubos, coloque na panela em fogo médio para que ele fique macio e solte a calda (o cheiro é divino). Espere esfriar um pouco e separe o abacaxi da calda (pode apertar com a mão mesmo). Reserve 1/2 xícara dessa calda para a massa. E os cubos vão para o fundo da forma.
    3. Unte uma forma (usei uma redonda de 22cm, porque não tenho de 20cm) toda com manteiga, farinha só ao redor. Coloque um pouco de açúcar (branco ou mascavo) no fundo da forma e depois os cubos do abacaxi (ele ainda vai soltar um pouco mais de calda no bolo).
    4. Bata as claras em neve (não muito para não ressecá-las), reserve na geladeira. Bata a manteiga com o açúcar até ficar claro e fofo, adicione as gemas e bata mais. Aos poucos coloque a calda do abacaxi. (Nem usei toda, quando percebi que já estava um mingau eu fui parando)
    5. Os ingredientes secos e peneirados juntos, coloca aos poucos em três etapas; e por último adicione gentilmente as claras em neve (com a espátula) para arear a massa.
    6. Cubra os abacaxis com a massa e leve ao forno por 15 a 20 min , até ele ficar pronto. Faça o teste do palito, o daqui ficou dourado no topo nesse tempo. Pode ser consumido morninho com sorvete de creme!

    Outras idéias

    Adicione algumas gotas de gengibre!

    Histórico

    Avaliações (1)

    LetíciaAguiar
    Avaliado por:
    15

    Ficou muito boa a massa, meu unico problema foi que nao deu calda suficiente, tive que completar com leite de amendoas, mas mesmo assim ficou maravilhoso! - 10 mai 2015

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas