Cogumelo de suspiro

    (161)
    1 hora 45 min

    Dão trabalho, mas esses cogumelos são ótimos para decorar bolos, como o tronco de Natal ou um bolo de aniversário, dependendo do tema da festinha. Também servem para dar de presente.


    147 pessoas fizeram essa receita

    Ingredientes
    Rende: 36 cogumelos

    • 1/2 xícara (120 ml) de claras de ovo
    • 1/4 ccolher (chá) de cremor de tártaro
    • 1/4 ccolher (chá) de sal
    • 1 colher (chá) de baunilha
    • 1 xícara (200 g) de açúcar
    • 1 colher (sopa) de chocolate em pó sem açúcar
    • 110 g de chocolate picado

    Modo de preparo
    Preparo:45mins  ›  Cozimento: 1hora  ›  Pronto em:1hora45mins 

    1. Preaqueça o forno em temperatura baixa (110°C). Forre duas assadeiras com papel vegetal ou papel alumínio (lado opaco para cima).
    2. Numa tigela grade de metal ou vidro, bata as claras com uma batedeira até começarem a espumar. Acrescente o cremor de tártaro, sal e baunilha. Continue batendo até as claras formarem picos moles. Comece a acrescentar o açúcar aos poucos, batendo sempre, até as claras ficarem firmes e brilhante.
    3. Coloque o merengue num saco de confeitar com bico liso. Para fazer o chapéu do cogumelo, desenhe bolinhas numa das assadeiras. Tente alisar bem as bolinhas ,sem deixar nenhuma pontinha saindo. Polvilhe os chapéus com o chocolate em pó, usando uma peneirinha.
    4. Na outra assadeira, faça os talos dos cogumelos. Para isso, coloque o saco de confeitar perpendicular à assadeira, aperte um pouco de merengue e comece a levantar o bico aos poucos. Não se preocupe se alguns ficarem mais altos que os outros, eles vão ficar ainda mais parecidos com cogules de verdade.
    5. Asse por 1 hora,ou até ficarem secos o suficiente que você possa retirá-los das assadeiras. Deixe esfriar por completo.
    6. Derreta o chocolate. Faça uma pequena cavidade na base de cada chapéu. Mergulhe uma ponta do talo no chocolate e pressione dentro da cavidade do chapéu para grudar. faça isso com todas as partes. Guarde em local seco em temperatura ambiente.

    Histórico

    Notas e avaliações
    Nota em nossos sites globais
    (161)

    Essa receita ainda não tem avaliações em português. Confira avaliações em outras línguas

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas