Cogumelo de suspiro

    Cogumelo de suspiro

    3pessoas já guardaram
    1hora45mins


    146 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Dão trabalho, mas esses cogumelos são ótimos para decorar bolos, como o tronco de Natal ou um bolo de aniversário, dependendo do tema da festinha. Também servem para dar de presente.

    Ingredientes
    Rende: 36 cogumelos

    • 1/2 xícara (120 ml) de claras de ovo
    • 1/4 ccolher (chá) de cremor de tártaro
    • 1/4 ccolher (chá) de sal
    • 1 colher (chá) de baunilha
    • 1 xícara (200 g) de açúcar
    • 1 colher (sopa) de chocolate em pó sem açúcar
    • 110 g de chocolate picado

    Modo de preparo
    Preparo:45mins  ›  Cozimento: 1hora  ›  Pronto em:1hora45mins 

    1. Preaqueça o forno em temperatura baixa (110°C). Forre duas assadeiras com papel vegetal ou papel alumínio (lado opaco para cima).
    2. Numa tigela grade de metal ou vidro, bata as claras com uma batedeira até começarem a espumar. Acrescente o cremor de tártaro, sal e baunilha. Continue batendo até as claras formarem picos moles. Comece a acrescentar o açúcar aos poucos, batendo sempre, até as claras ficarem firmes e brilhante.
    3. Coloque o merengue num saco de confeitar com bico liso. Para fazer o chapéu do cogumelo, desenhe bolinhas numa das assadeiras. Tente alisar bem as bolinhas ,sem deixar nenhuma pontinha saindo. Polvilhe os chapéus com o chocolate em pó, usando uma peneirinha.
    4. Na outra assadeira, faça os talos dos cogumelos. Para isso, coloque o saco de confeitar perpendicular à assadeira, aperte um pouco de merengue e comece a levantar o bico aos poucos. Não se preocupe se alguns ficarem mais altos que os outros, eles vão ficar ainda mais parecidos com cogules de verdade.
    5. Asse por 1 hora,ou até ficarem secos o suficiente que você possa retirá-los das assadeiras. Deixe esfriar por completo.
    6. Derreta o chocolate. Faça uma pequena cavidade na base de cada chapéu. Mergulhe uma ponta do talo no chocolate e pressione dentro da cavidade do chapéu para grudar. faça isso com todas as partes. Guarde em local seco em temperatura ambiente.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas