Compota de batatinha bolinha da Lu

    Compota de batatinha bolinha da Lu

    10pessoas já guardaram
    2dias1hora


    7 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: É um aperitivo maravilhoso que o maridão a do raaaaaaa, mas faz um sucesso incrível nas festas familiares e eu gosto de te-las na geladeira, pois na hora da correria é um excelente acompanhamento para as refeições seja das mais simples e triviais até uma bem especial.

    lucianalaffront São Paulo, Brasil

    Ingredientes
    Rende: 2 quilos (mais ou menos)

    • 2 kg de batata bolinha
    • 1 cebola grande
    • 3 dentes de alho
    • 1 buquet de coentro (eu usei o da minha horta - coentro caiçara)
    • 500 ml de vinagre branco
    • 1 litro de água mineral
    • 1 colher (sopa) de sal
    • 1 fio de azeite
    • 1 vidro grande (eu usei um de palmito bem grande)

    Modo de preparo
    Preparo:1hora  ›  Cozimento: 25mins  ›  Tempo adicional:2dias descansando  ›  Pronto em:2dias1hora25mins 

    1. Lave muito bem as batatinhas com a ajuda de uma escovinha, retirando qualquer carocinho ou coisa estranha na casca das batatinhas mas não descasque.
    2. Cozinhe-as por 25 minutos após levantar fervura, não devem ficar muito moles apenas macias e retire-as da água deixando essa água reservada, você irá precisar dela.
    3. Coloque as batatinhas no vidro que deve estar bem limpo e seco.
    4. Bata no liquidificador a cebola, os dentes de alho, o coentro, e o vinagre com mais ou menos 2 conchas da água do cozimento e 1/2 litro de água mineral.
    5. Coloque essa mistura sobre as batatas ainda quentes e se necessário acrescente mais água mineral até cobrir bem as batatas.
    6. Regue com 1 fio generoso de azeite e tampe o vidro e com cuidado para não se queimar agite o vidro para que os temperos se misturem bem.
    7. Depois de esfriar totalmente, você pode levar para a geladeira e de vez em quando agite o vidro, tente deixar por pelo menos 2 dias na geladeira para curtir antes de comer se você resistir rsrsr, pois fica mais gostosa.

    Dica

    Se gostar pode acrescentar um pouco de pimenta calabresa ou molho de pimenta mesmo, fica muito bom!!!

    Dica

    Se você gostar daquelas mini cebolinhas em conserva que são uma delícia como eu gosto você pode aproveitar essa mesma receita fazendo o seguinte, quando acabar de cozinhar as batatas desligue o fogo e coloque 1/2 kg de cebolets descascadas e limpas juntos com as batatas que a caloria da água irá cozinha-las no ponto certo, não as coloque com o fogo ligado e deixe descansando assim por uns 15 minutos depois disso coloque no vidro junto com as batatinhas e siga o restante da receita fica divinooooooo

    Veja no meu blog

    veja essa receita lá no meu blog e muito mais...

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas