Croissants

    Croissants

    11pessoas já guardaram
    8horas57mins


    95 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Aqui estão os autênticos croissants franceses, numa receita detalhada para você também poder fazê-los em casa. Dá trabalho mas vale a pena.

    Ingredientes
    Rende: 12 unidades

    • 1 ¼ colher (chá) de fermento biológico seco
    • 3 colheres (sopa) de água morna (45ºC)
    • ½ colher (chá) de açúcar
    • 220 g de farinha de trigo
    • 2 colheres (chá) de açúcar
    • 1 ½ colher (chá) de sal
    • 160 ml de leite morno
    • 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
    • 150 g de manteiga sem sal e esfriada
    • 1 ovo
    • 1 colher (sopa) de água

    Modo de preparo
    Preparo:45mins  ›  Cozimento: 12mins  ›  Tempo adicional:8horas descansando  ›  Pronto em:8horas57mins 

    1. Junte o fermento com a água morna e ½ colher (chá) de açúcar. Deixe essa mistura descansar até ficar cremosa e espumosa.
    2. Coloque a farinha em uma tigela. Dissolva 2 colheres (chá) de açúcar e sal no leite morno. Adicione a farinha junto com o fermento e o óleo. Misture bem os ingredientes e sove até a massa ficar homogênea e macia. Depois, cubra-a e deixe-a crescer até triplicar o volume. Com cuidado, faça com que a massa diminua (apertando com a mão) e deixe crescer novamente até dobrar o volume. Mais uma vez, faça com que a massa diminua,apertando-a. Em seguida, deixe-a esfriar na geladeira por 20 minutos.
    3. Amasse a manteiga até obter uma consistência maleável, mas de modo que não fique muito mole nem oleosa. Molde a massa no formato de um retângulo de 35 x 20 cm. Pincele a manteiga sobre dois terços da massa, deixando uma margem de 6 mm ao redor. Enrole um terço da massa não pincelada com manteiga sobre o terço do meio. E a parte superior pincelada com manteiga sobre a mesma. Dê um giro de 90 graus para que as dobras fiquem à esquerda e à direita. Então, abra a massa em um retângulo de 35 x 15 cm. Dobre-a em três de novo. Polvilhe-a levemente com farinha e coloque-a em um saco plástico. Leve-a à geladeira por 2 horas. Depois, tire-a do saco. Volte a polvilhá-la com farinha. Com cuidado, faça com que a massa diminua de tamanho. Abra-a no formato de um retângulo de 35 x 15 cm e volte a dobrá-la. Mais uma vez, dê um giro de 90 graus. Repita o procedimento. Embrulhe-a e leve-a à geladeira por 2 horas.
    4. Para moldar a massa, abra-a de modo a obter um retângulo de 50 x 12 cm. Corte-a ao meio, em sentido cruzado. Deixe metade esfriar enquanto dá forma à outra metade. Abra-a até chegar a um retângulo de 40 x 12 cm. Corte-o em três quadrados de 12 cm. Depois, corte cada um ao meio, na diagonal. Enrole cada triângulo levemente, esticando a sua ponta final até ficar com 18 cm de comprimento. Pegue as outras duas pontas e estenda-as rápido enquanto as enrola. Coloque a massa no tabuleiro, curvando-a um pouco. Deixe os croissants crescerem até ficarem fofos e leves. Em uma tigela pequena, bata o ovo com 1 colher (sopa) de água. Pincele tudo com essa cobertura de ovo.
    5. Asse os croissants no forno preaquecido a 240ºC por 12 a 15 minutos.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas