Tortilha espanhola

    Tortilha espanhola

    6pessoas já guardaram
    1hora20mins


    52 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Ao contrário da maioria dos omeletes, uma tortilha espanhola é servida em temperatura ambiente. É um clássico prato de tapas, preparado em toda a Espanha.

    Ingredientes
    Serve: 6 

    • 120 ml de azeite de oliva
    • 900 g de batata, descascada e cortada em fatias de 5 mm
    • Sal e pimenta a gosto
    • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
    • 2 cebolas cortadas em anéis
    • 6 ovos
    • 1 pimentão vermelho assado cortado em tiras
    • 75 g de presunto serrano picado
    • 2 colheres (sopa) de salsa fresca picada

    Modo de preparo
    Preparo:35mins  ›  Cozimento: 45mins  ›  Pronto em:1hora20mins 

    1. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite em fogo médio-baixo. Acrescente metade das fatias de batata e cozinhe-as. Mexa, de vez em quando, até ficarem macias, por 15 a 20 minutos. Quando estiverem cozidas, passe-as para uma tigela grande, deixando o azeite na frigideira. Cozinhe as batatas restantes no azeite até ficarem macias. Em seguida, acrescente-as à tigela, deixando o azeite na frigideira mais uma vez. Tempere as batatas com sal e pimenta a gosto.
    2. Nesse meio-tempo, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite em uma outra frigideira em fogo médio. Acrescente a cebola cortada em anéis e mexa. Cozinhe-as suavemente até ficarem macias e bem douradas, por cerca de 15 minutos. Coloque as cebolas em um prato. Deixe-as esfriar enquanto as batatas cozinham.
    3. Em uma tigela grande, bata os ovos até obter um creme homogêneo. Acrescente as cebolas frias, os pimentões assados e o presunto serrano, e mexa. Com cuidado, coloque as batatas cozidas.
    4. Aqueça a frigideira em fogo médio com o azeite reservado. Despeje a mistura de ovos. Cozinhe suavemente até as laterais começarem a endurecer e o fundo dourar bem, durante 8 a 10 minutos. Se precisar, solte a tortilha com uma espátula. Depois, com cuidado, coloque-a em um prato grande. Vire a frigideira de cabeça para baixo e coloque-a sobre o lado da tortilha que está cru. Desvire a frigideira e retire o prato. Leve a frigideira de volta ao fogo. Continue cozinhando até a tortilha endurecer no centro, por cerca de 4 minutos.
    5. Transfira a tortilha para uma travessa. Deixe-a esfriar em temperatura ambiente. Depois corte-a em seis pedaços. Salpique tudo com salsa antes de servir.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas