Risoto verde com favas frescas

    Risoto verde com favas frescas

    1pessoa já guardou
    1hora


    55 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Quanto mais você misturar o risoto durante o preparo, melhor ele vai ficar,mais cremoso. Vale a pena o esforço, com certeza.

    Ingredientes
    Rende: 4 

    • 250 g de fava fresca, sem casca
    • 1 litro de caldo de galinha
    • 50 g de manteiga, divididos
    • 1 cebola pequena picadinha
    • 200 g de arroz para risoto (arbóreo)
    • 1/4 xícara (60 ml) de vinho branco
    • 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
    • Sal a gosto

    Modo de preparo
    Preparo:30mins  ›  Cozimento: 30mins  ›  Pronto em:1hora 

    1. Leve ao fogo uma panela grande com água. Deixe levantar fervura. Nesse meio-tempo, descasque as favas e jogue as vagens fora. Ferva as favas por 4 minutos. Depois, escorra-as e mergulhe-as logo em água gelada. Deixe-as esfriar por 2 minutos. Então, fure-as para retirar a película dos grãos. Separe ¾ das favas, colocando-as em um processador de alimentos até obter um purê.
    2. Em outra panela grande, cozinhe lentamente o caldo e mantenha-o quente. Enquanto isso, em outra panela também grande, em fogo médio, derreta metade da manteiga e acrescente as cebolas. Reduza para fogo baixo e cozinhe-as por cerca de 5 minutos; mas não deixe dourar. Adicione o arroz e cozinhe-o, sem deixar de mexer, por 2 minutos. Acrescente o vinho, aumente o fogo para médio e mexa constantemente. Quando o vinho tiver sido absorvido, adicione um pouco do caldo quente. Assim que o caldo também tiver sido absorvido, coloque um pouco mais. Repita o processo, sem deixar de mexer, até o arroz estar cozido por completo.
    3. Adicione o purê de fava, a manteiga e as favas restantes, além do queijo, ao arroz cozido. Cozinhe tudo em fogo médio, mexendo sempre, até a manteiga e o queijo derreterem e o purê incorporar por completo. Tempere o risoto com sal e sirva a seguir.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas