Pirulito

    Pirulito

    32pessoas já guardaram
    45mins


    137 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Pirulitos feitos em casa são um ótimo presente! Use cores e sabores diferentes, que combinem com a estação. Essa receita dá instruções para fazer tanto pirulitos quanto balas, daquelas duras, do tipo de quebrar o dente.

    Ingredientes
    Rende: 500 g, aproximadamente

    • 1/2 xícara (60 g) de açúcar de confeiteiro para polvilhar
    • 2 xícaras (400 g) de açúcar
    • 1 xícara (240 ml) de água
    • 2/3 xícara (160 ml) de glucose de milho
    • 1 colher (chá) de essência de hortelã, ou outro aromatizador
    • 1 colher (chá) de corante alimentício de qualquer cor

    Modo de preparo
    Preparo:45mins  ›  Pronto em:45mins 

    1. Cubra um tabuleiro com bastante açúcar de confeiteiro. Reserve-o. Para fazer os pirulitos, primeiro, unte as forminhas (próprias para pirulito). Em seguida, polvilhe-as com açúcar de confeiteiro.
    2. Em uma panela de fundo pesado, coloque o açúcar, a água e a glucose de milho. Misture os ingredientes até o açúcar se dissolver. Deixe essa mistura levantar fervura em fogo médio-alto. Em seguida, cozinhe a uma temperatura de 149 a 154ºC. Ou, então, até que uma quantidade pequena de calda, forme fios duros e quebradiços se colocada num copo de água fria. Depois, retire a panela do fogo. Acrescente o aromatizador e o corante alimentício.
    3. Despeje logo a mistura açucarada no tabuleiro preparado (para fazer balas). Ou, então, nas forminhas de pirulito (para fazer pirulitos). Nos dois casos, essa mistura deve ser despejada como se fosse um fio fino (isso ajuda a esfriar).
    4. Se fizer os pirulitos, coloque um palito em cada uma das forminhas. Deixe-as esfriar por completo antes de retirá-las. Se fizer as balas (duras), quando a massa estiver suficientemente fria, corte-a em pedacinhos com uma tesoura. Assim, as bordas vão manter o próprio formato. Então, deixe que as balas esfriem por completo. Em seguida, guarde-as em um recipiente hermético.

    Histórico

    Avaliações (6)

    donaana
    Avaliado por:
    9

    - Avaliado em: - 23 ago 2013

    Avaliado por:
    4

    Muito boa! Delícia! - 08 mar 2014

    PalomaVitoriaLovato
    Avaliado por:
    2

    muito legal - 19 out 2014

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas