Massa filo caseira

    Massa filo caseira

    36pessoas já guardaram
    2horas


    112 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Ao invés de comprar massa filo, você pode fazê-la em casa. Dá um pouco de trabalho, mas se você gosta de trabalhar massas, vai gostar dessa.

    Ingredientes
    Serve: 8 

    • 200 g de farinha de trigo
    • 1/4 colher (chá) de sal
    • 1 ovo, batido
    • 1/2 xícara (80 ml) de leite morno
    • 2 colheres (chá) de manteiga derretida
    • 1/8 colher (chá) de vinagre
    • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida ou quanto baste

    Modo de preparo
    Preparo:30mins  ›  Cozimento: 30mins  ›  Tempo adicional:1hora descansando  ›  Pronto em:2horas 

    1. Sobre uma bancada polvilhada, peneire a farinha de trigo junto com o sal. Junte a farinha como se fosse um monte e faça um buraco no meio. Nesse meio, coloque o ovo batido misturado com o leite morno, 2 colheres de chá de manteiga derretida e o vinagre. Dependendo da farinha, talvez seja necessário acrescentar mais leite.
    2. Com o dedos, misture os ingredientes, começando de fora para dentro. Quando estiverem bem misturados, sove a massa até que não grude mais na bancada e esteja brilhosa e maleável. Pincele a massa, que deve está no formato de uma bola, com as 2 colheres de sopa manteiga derretida restantes. Cubra a massa com uma tigela aquecida virada de cabeça para abaixo e deixe-a descansar durante 30 minutos a 1 hora.
    3. Preaqueça o forno a 200ºC.
    4. Abra a massa sobre a bancada e deixe-a na espessura mais fina possível. Passe a massa para uma mesa. Delicadamente, comece a esticar a massa do centro para fora, tentando não rasgá-la. A massa deve esticar até aproximadamente 1 metro quadrado. A parte da borda da massa é mais pesada e vai esticar conforme você trabalha a massa. Se as bordas ficarem mais grossas, corte-as fora.
    5. Recheie a massa e enrole ou dobre-a, depende da receita que você estiver fazendo.
    6. Pincele a massa (já recheada) com a manteiga derretida e asse-a durante 20 minutos. Depois, diminua o forno para 180ºC e novamente passe a manteiga derretida. Asse por aproximadamente 10 minutos ou até que esteja corada.

    Histórico

    Avaliações (2)

    MariaAparecidaSantosPiuna
    19

    massa divina e maravilhosa - 05 abr 2015

    AntonioDutenhefner
    Avaliado por:
    11

    Bom dia! Eu não testei a receita ainda, mas, pergunto essa massa pode ser cozida como se fosse macarrão? obrigado - 17 jul 2016

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas