Cestinhas de massa filo com recheio de linguiça e cogumelo

    (15)

    Essas tortinhas saborosas são sempre os primeiros petiscos que acabam nos jantares organizados aqui em casa. Você precisa de uma miniforma de muffin ou empadinhas para fazer as cestinhas. Para o recheio, escolha os queijos de sua preferência!


    15 pessoas fizeram essa receita

    Ingredientes
    Rende: 30 unidades

    • Cestinhas de massa filo
    • 8 folhas de massa filo
    • 125 g de manteiga derretida
    • Recheio
    • 1 colher (sopa) de manteiga
    • 225 g de linguiça de porco picadinha
    • 450 g de cogumelo cortado em cubos
    • 2 colheres (chá) de alho picado
    • 550 g de queijos variados (mussarela, parmesão, prato) ralado

    Modo de preparo
    Preparo:40mins  ›  Pronto em:40mins 

    1. Preaqueça o forno a 180ºC. Pincele forminhas de muffin com a manteiga derretida.
    2. Para fazer as cestinhas, coloque uma folha de massa filo sobre uma superfície lisa, mantendo as folhas restantes cobertas com um pano de prato úmido. Pincele a folha com a manteiga derretida. Coloque outra folha por cima e volte a pincelar com a manteiga. Continue montando as camadas de massa filo com manteiga até ter usado quatro folhas. Depois, repita o procedimento para obter outra pilha idêntica.
    3. Com uma faca grande, corte cada pilha de massa filo em 15 retângulos iguais, cada um com cerca de 7 x 10 cm. Coloque-os nas formas de muffin, pressionando-os com cuidado. Asse as cestinhas por 10 minutos até dourarem levemente. Deixe-as esfriar por completo antes de recheá-las.
    4. Nesse meio-tempo, em uma frigideira grande, derreta 1 colher (sopa) de manteiga em fogo médio. Acrescente a linguiça e o alho. Cozinhe até a linguiça dourar, por cerca de 5 a 8 minutos. Depois, escorra a gordura que pingar e adicione os cogumelos. Cozinhe por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Ou, então, até o líquido evaporar. Em seguida, retire a frigideira do fogo e deixe-a esfriar. Enquanto isso, junte todos os tipos de queijo ralado em uma tigela, misturando-os bem.
    5. Recheie as cestinhas, cada uma com 1 colher (sopa) da mistura de linguiça, e polvilhe-as com uma pitada dos queijos. Asse todas no forno preaquecido por 10 a 12 minutos. Ou, então, até o queijo derreter e a massa dourar bem. Sirva-as imediatamente.

    Histórico

    Notas e avaliações
    Nota em nossos sites globais
    (15)

    Essa receita ainda não tem avaliações em português. Confira avaliações em outras línguas

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas