Filé mignon ao queijo gorgonzola gratinado e molho de vinho do porto

    Filé mignon ao queijo gorgonzola gratinado e molho de vinho do porto

    22pessoas já guardaram
    35mins


    482 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Esse filé mignon fica macio e saboroso, ótimo para um jantar mais elegante. Faça o molho um dia antes para reduzir o tempo de preparo.

    Ingredientes
    Rende: 4 

    • 1 colher (sopa) de manteiga
    • 1/2 xíacara de cebola picada
    • 3 dentes de alho picados
    • 1 colher (sopa) de tomilho fresco picado
    • 3/4 xícara (180 ml) de caldo de carne
    • 1/2 xícara (120 ml) de vinho do porto
    • 1 colher (sopa) de óleo vegetal
    • 4 bifes de filé mignon (2 cm de espessura)
    • 100 g de queijo gorgonzola esmigalhado
    • 4 colheres (sopa) de farinha de rosca

    Modo de preparo
    Preparo:10mins  ›  Cozimento: 25mins  ›  Pronto em:35mins 

    1. Derreta a manteiga em uma frigideira em fogo médio. Adicione a cebola, o alho e o tomilho. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar macia. Acrescente o caldo de carne e volte a mexer, raspando quaisquer pedacinhos de cebola agarrados ao fundo. Em seguida, coloque o vinho do porto e mexa mais uma vez. Deixe levantar fervura e cozinhe até o molho ter reduzido para cerca de meia xícara. Reserve. Dica: essa parte pode ser feita com antecedência.
    2. Preaqueça o forno a 180ºC. Aqueça o óleo em uma frigideira em fogo alto e sele os filés rapidamente dos dois lados, até dourarem. Depois, leve a frigideira ao forno.
    3. Se preferir os bifes um pouco mal passados, asse-os por cerca de 15 minutos (com uma temperatura interna de 65ºC para quem tem um termômetro de cozinha). Você pode ajustar esse tempo para permitir que os bifes fiquem no ponto desejado. Retire do forno e coloque em uma assadeira.
    4. Junte a farinha de rosca com o queijo. Cubra cada bife com uma camada dessa mistura.
    5. Preaqueça o grill do forno ou então aumente a temperatura do forno para alta. Coloque a carne no forno até a cobertura de queijo dourar e borbulhar. Retire-os do forno. Deixe descansar por 15 minutos, no mínimo, antes de servir com molho de vinho do porto quente.

    Histórico

    Avaliações (1)

    Avaliado por:
    8

    Essa receita não ficou boa... Muito caldo de carne, ficou extremamente salgado! Acho que cabe uma ressalva na qtde do caldo de carne, dependendo qual será utlizado (caseiro, industrializado etc) pois faz toda a diferença. - 20 jul 2014

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas