Geleia ou chutney de tomate

    Geleia ou chutney de tomate

    Guarde essa receita!
    1hora40mins


    21 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Essa receita é de uma geleia bem condimentada, alguns vão chamar de chutney, tanto faz. Eu incluí o passo a passo do processo de esterilização para que a sua geleia dure muito tempo e não estrague.

    Ingredientes
    Rende: 8 potes de 230 ml

    • 1,4 kg de tomate
    • 3 litros de água fervente
    • 240 ml de vinagre de cidra
    • 120 ml de suco de maçã
    • 330 g de açúcar mascavo
    • 1 1/2 colher (chá) de sal
    • ½ colher (chá) de pimenta-do-reino em pó
    • 1/2 colher (chá) de mostarda em pó
    • 1/2 colher (chá) de pimenta-da-Jamaica em pó
    • 1/2 colher (chá) de cominho em pó
    • ¼ de colher (chá) de pimenta-caiena
    • 1 limão cortado em quatro e em fatias finas

    Modo de preparo
    Preparo:1hora40mins  ›  Pronto em:1hora40mins 

    1. Coloque os tomates em uma panela grande, despeje a água fervente em cima e deixe descansar por 5 minutos. Em seguida, retire da água fervente e coloque numa bacia com água gelada até esfriarem, o suficiente para que se possa segurá-los. Depois, então, retire as peles.
    2. Pique os tomates grosseiramente em um processador de alimentos.
    3. Em uma panela grande, de material não reativo, junte o vinagre com o suco de maçã, o açúcar mascavo, o sal, a mostarda, o cominho e os três tipos de pimenta em fogo médio. Cozinhe tudo e acrescente o açúcar, mexendo até dissolvê-lo por completo. Em seguida, adicione os tomates picados e volte a mexer. Deixe essa mistura levantar fervura. Depois, reduza o fogo e cozinhe lentamente. Mexa com frequência até o líquido ter reduzido à metade, por 30 a 45 minutos. Acrescente as fatias de limão e cozinhe por mais 15 minutos.
    4. Esterilize os potes e as tampas em água fervente por 5 minutos, no mínimo. Acondicione a geleia nos potes quentes e esterilizados. Encha-os, mas deixe um espaço de 6 mm da borda. Depois, passe uma faca, ou uma espátula fina, em todo o interior dos potes para retirar eventuais bolhas de ar. Limpe as bordas com um pano úmido para remover qualquer resíduo de comida. Por fim, tampe os potes, lacrando bem.
    5. Coloque uma trempe ou grade no fundo de uma panela grande ou caldeirão e encha-o com água até a metade. Deixe levantar fervura em fogo alto. Depois, com cuidado, usando um pegador, deposite os potes dentro do caldeirão. Deixe um espaço de 5 cm entre os potes. Se for preciso, despeje mais água fervente até o nível da água ultrapassar os potes, cerca de 2,5 cm acima. Volte ao ponto de fervura total. Em seguida, tampe o caldeirão e ferva por 30 minutos.
    6. Retire os potes do caldeirão. Coloque-os sobre uma superfície coberta com um pano ou, então, de madeira, com vários centímetros de distância entre eles. Deixe-os esfriar. Uma vez frios, pressione a parte superior de cada tampa com um dedo, certificando-se de que o pote esteja bem vedado (a tampa não deve se mexer nem para cima nem para baixo, de jeito nenhum). Armazene os potes em local fresco e escuro.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas