Salada de berinjela com tahine

    Salada de berinjela com tahine

    11pessoas já guardaram
    1hora50mins


    5 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Ao despelar a berinjela, boa parte da polpa costuma permanecer presa à casca, por isso, ao comprar, escolha frutos grandes para obter bastante polpa.

    Ingredientes
    Serve: 4 

    • 600 g de berinjelas
    • 7 colheres (sopa) de suco de limão
    • 5 colheres (sopa) de tahine
    • 3 dentes de alho
    • Sal
    • 3 a 4 ramos de salsa
    • 2 colheres (sopa) de sementes de romã para decorar

    Modo de preparo
    Preparo:20mins  ›  Cozimento: 30mins  ›  Tempo adicional:1hora na geladeira  ›  Pronto em:1hora50mins 

    1. Preaqueça o forno a 250 ºC. Cubra um tabuleiro com papel-alumínio. Lave as berinjelas e coloque-as ainda molhadas e com casca no tabuleiro. Asse por 25 a 30 minutos no forno; vire as berinjelas de vez em quando.
    2. Após assadas, coloque as berinjelas sob água fria corrente. Remova toda a casca, coloque a polpa sobre uma tábua e pingue imediatamente 3 colheres (sopa) de suco de limão para que a berinjela não escureça. Pique bem a polpa com uma faca afiada.
    3. Coloque a berinjela picada numa tigela. Mexa o tahine antes de retirá-lo da embalagem. Misture 3 colheres (sopa) de tahine com 3 colheres (sopa) de suco de limão e adicione à berinjela. Descasque e triture os dentes de alho.
    4. Misture a salada e tempere com sal. Tampe e deixe pelo menos 1 hora na geladeira. Tempere com sal e 1 colher (sopa) de suco de limão e arrume numa travessa pequena.
    5. Lave e seque a salsa e remova as folhas. Decore a salada com a salsa e sementes de romã, se desejar, e sirva em seguida. Para acompanhar, pão árabe.

    Tahine

    Tahine é uma pasta de gergelim de origem turca. É feita de grãos de gergelim moídos com ou sem casca e é bastante utilizada, especialmente na culinária do Oriente Médio, para preparar molhos e bolos. O tahine pode ser encontrado com ou sem sal em lojas especializadas ou de produtos naturais. Para a salada de berinjela, recomenda-se usar o tahine de gergelim descascado e sem sal.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas