Modo de preparo
Preparo:35mins ›
Pronto em:35mins
- Cozinhe as batatas numa panela com água fervente por cerca de 15 minutos, dependendo do tamanho, até começarem a amaciar. Escorra e corte ao meio ou em quatro, se forem maiores.
- Enquanto as batatas cozinham, corte os corações de alcachofra ao meio, em sentido longitudinal, e seque com toalha de papel. Aqueça metade do azeite numa frigideira antiaderente, em fogo moderadamente alto. Coloque os corações de alcachofra na frigideira, numa única camada, com o lado cortado para baixo, e cozinhe por 2 a 3 minutos ou até dourarem. Vire e cozinhe por mais 1 minuto, aproximadamente, para dourar o outro lado. Transfira para uma tigela. Adicione as batatas e mantenha quente.
- Aqueça a colher de sopa de azeite restante na frigideira, junte o bacon e a cebola, e frite em fogo moderado por 1½ minuto, mexendo com frequência. Junte o pimentão e continue a fritar por 1 minuto. Usando uma escumadeira, transfira o bacon, a cebola e o pimentão para a tigela com as batatas e as alcachofras. Arrume a rúcula por cima.
- Retorne a frigideira para o fogo e adicione o vinagre balsâmico e o vinho, mexendo para misturá-los aos sucos do cozimento. Regue a salada, tempere a gosto e misture delicadamente até combinar todos os ingredientes. Salpique com os pinhões torrados e sirva.
Comer faz bem!
• Da mesma família das margaridas, a alcachofra é um cardo comestível, nativa da região do Mediterrâneo. Na época dos romanos, era considerada uma iguaria. É boa fonte de folato e potássio, e fornece cálcio e vitaminas A e C. • Além de ser excelente fonte de vitamina C, os pimentões vermelhos e amarelos são ricos em fitoquímicos aos quais se atribuem propriedades protetoras contra a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
Cada porção fornece
✓✓✓ A, B1, B6, C, E, folato, niacina * ✓✓ potássio * ✓ zinco