Salada de folhas com sementes de abóbora

    Salada de folhas com sementes de abóbora

    2pessoas já guardaram
    30mins


    2 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: O óleo de semente de abóbora é rico em ácidos graxos que promovem a saúde. Para manter essa característica e a qualidade do óleo, ele deve ser armazenado em local escuro e fresco. É aconselhável comprá-lo em quantidades pequenas.

    Ingredientes
    Serve: 4 

    • 12 ovos de codorna
    • 250 g de folhas misturadas (agrião, azedinha, dente-de-leão, rúcula, beldroega)
    • 8–12 flores de capuchinha (ou outras flores comestíveis)
    • 1 cebola roxa
    • 30 g de sementes de abóbora descascadas
    • Vinagrete
    • 3 colheres (sopa) de óleo de semente de abóbora
    • 2 colheres (sopa) de suco de limão
    • 1 colher (sopa) de vinagre de framboesa
    • Sal e pimenta-do-reino moída na hora

    Modo de preparo
    Preparo:25mins  ›  Cozimento: 5mins  ›  Pronto em:30mins 

    1. Coloque os ovos de codorna numa panela com água fria, deixe levantar fervura e cozinhe por 4 ou 5 minutos até ficarem duros. Esfrie-os sob água corrente. Reserve. Lave as folhas, removendo talos e folhas machucadas. Agite-as até secarem e corte ou pique em pedaços pequenos.
    2. Remova os caules das flores. Se necessário, limpe-as cuidadosamente com papel-toalha. Descasque a cebola e corte-a em tiras finas. Torre as sementes de abóbora numa frigideira sem óleo. Assim que dourarem e exalarem bom perfume, coloque-as num prato e deixe esfriar.
    3. Coloque as folhas numa travessa grande e espalhe por cima as tiras de cebola. Descasque os ovos de codorna e corte-os ao meio. Decore a salada com as metades dos ovos e as flores comestíveis.
    4. Para o vinagrete, bata bem numa tigela com um batedor de ovos o óleo de semente de abóbora, o suco de limão e o vinagre de framboesa. Tempere com sal e pimenta.
    5. Despeje o vinagrete sobre a salada. Polvilhe-a com as sementes de abóbora e sirva em seguida. Para acompanhar, torrada com manteiga ou pão francês fresco.

    Ovos de codorna

    Estes ovinhos de casca manchada pesam cerca de um quinto do peso de um ovo de galinha. Cozidos duros, moles ou estreladinhos, são um ótimo petisco e podem servir como decoração para saladas de folhas e pratos de entrada. Para obter ovos de codorna cozidos moles, bastam 2 minutos de cozimento; meio duros, 3 ou 4 minutos; e duros, 4 ou 5 minutos.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas