O teor nutritivo das leguminosas e dos grãos aumenta muito quando eles são germinados — há 60% a mais de vitamina C e quase 30% a mais de vitaminas do complexo B no broto do que na semente. Escolha brotos com aparência fresca e viçosa, de preferência ainda com a semente. Eles podem ser conservados por até 2 dias num saco plástico dentro da geladeira.
• Muitos supermercados vendem embalagens de brotos de feijão, grãos e sementes sortidos, mas é muito fácil cultivá-los em casa. Os brotos mais adequados para saladas são o de alfafa, o dos feijões mung e azuki e o de feno-grego. Lave os feijões ou as sementes e coloque num pote grande. Encha com água e tampe com um pedaço de pano fino preso com um elástico. Deixe de molho em local aquecido de um dia para o outro. No dia seguinte, escorra a água através do pano e torne a encher o pote de água, novamente através do pano. Agite suavemente, escorra completamente a água e deixe o pote enviesado, longe da luz direta do sol. Repita esse processo pela manhã e à noite por 2 a 3 dias, até que as sementes brotem. Coloque o pote num local ensolarado, mas não quente demais, por alguns dias, ainda lavando regularmente, até que os brotos tenham atingido o tamanho desejado. Lave bem e, antes de usar, retire as sementes que não brotaram. • Para uma salada de broto de feijão com damasco fresco e laranja, misture 2 talos de aipo picados, 1 bulbo de funcho cortado em fatias finas, 115 g de rabanete vermelho cortado em quatro, 2 laranjas, descascadas e divididas em gomos, 4 damascos sem caroço e cortados em fatias, e 115 g de broto de alfafa. Para o molho, misture 2 colheres de sopa de óleo de girassol com 2 colheres de sopa de suco de laranja e 1 colher de chá de suco de limão. Tempere a gosto. Regue a salada e misture.
• Como os naturopatas acreditam que o vinagre de cidra possui propriedades terapêuticas, sugerem que ingerir 1 a 2 colheres de chá dissolvidas num copo d’água 2 a 3 vezes ao dia pode ajudar a aliviar os sintomas de artrite. • As frutas secas são uma fonte concentrada de nutrientes, inclusive ferro, cálcio, fósforo e algumas vitaminas do complexo B. Fornecem ainda significativas quantidades de fibra alimentar. • Embora apenas uma pequena quantidade seja usada nesta receita, as sementes de papoula dão sua contribuição ao teor de proteína desta salada.
✓✓✓ B1, B6, E, niacin * ✓✓ C, cobre, ferro, potássio * ✓ A, cálcio, zinco