Rolinhos de solha ao estilo chinês

    Rolinhos de solha ao estilo chinês

    2pessoas já guardaram
    50mins


    1 pessoa fez essa receita

    Sobre a receita: Nesta receita, rolinhos de filé de solha, temperados com molho de ostras, gengibre e alho-poró, são dispostos numa base de vegetais marinhos e cozidos no vapor. São servidos com uma combinação de arroz-agulha e arroz selvagem.

    Ingredientes
    Rende: 4 porções

    • 340 g de uma combinação de arroz-agulha e arroz selvagem
    • 4 filés de solha, cerca de 600 g no total, sem pele
    • 2 colheres (sopa) de molho de ostras
    • ½ colher (chá) de açúcar
    • 3 dentes de alho, bem picados
    • 1 colher (chá) de gengibre fresco, picado
    • 1 alho-poró pequeno, cortado em fatias finas
    • 100 g de funcho-do-mar fresco
    • 1 cenoura, cortada em lascas por um cortador de legumes
    • 1 colher (chá) de óleo de gergelim torrado
    • 1 colher (sopa) de coentro fresco, picado
    • Ramos de coentro fresco para decorar

    Modo de preparo
    Preparo:25mins  ›  Cozimento: 25mins  ›  Pronto em:50mins 

    1. Ponha o arroz numa panela grande com água fria e espere levantar fervura. Baixe o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos, ou prepare o arroz segundo as instruções da embalagem, até o grão ficar macio. Escorra bem.
    2. Enquanto o arroz cozinha, corte os filés de peixe ao meio, no sentindo do comprimento. Num prato, arrume as tiras de peixe, com o lado da pele para cima, e passe por cima o molho de ostras. Salpique o açúcar, metade do alho, metade do gengibre e metade do alho-poró. Enrole as tiras.
    3. Coloque o funcho-do-mar numa panela própria para cozinhar no vapor (ou cuscuzeira) e, por cima, arrume os rolinhos de peixe. Salpique o restante do alho e o gengibre picados e acrescente as lascas de cenoura. Tampe e cozinhe no vapor, em fogo alto, por 5 a 6 minutos ou até o peixe se desfazer com facilidade e o funcho-do-mar ficar macio, porém firme.
    4. Arrume o funcho-do-mar e os rolinhos de peixe em pratos com as lascas de cenoura. Salpique o óleo de gergelim e o restante do alho-poró e do coentro picado. Decore o arroz com folhas de coentro e sirva.

    Dicas e sugestões

    • No lugar do funcho-do-mar, use uma combinação de legumes chineses, cortados em fatias finas ou 225 g de brócolis, cortados em pequenas flores. • Sirva o peixe com arroz refogado em vez da combinação de arroz-agulha e arroz selvagem. Cozinhe 280 g de arroz-agulha em água fervente por 10 a 12 minutos, ou segundo as instruções da embalagem, até os grãos ficarem macios. Escorra. Refogue 1 cebola picada, ½ pimentão vermelho, sem sementes e picado, 1 talo de aipo, cortado em cubos, 3 dentes de alho, picados, e 1 colher de chá de gengibre fresco picado em 1 colher de sopa de óleo de amendoim, por 2 a 3 minutos. Retire o refogado da panela e reserve. Aqueça mais 1 colher de sopa de óleo de gergelim e acrescente o arroz, espalhando-o, de modo a obter uma camada fina. Cozinhe em fogo moderado até ficar ligeiramente escurecido de um lado. Vire e adicione os legumes refogados, e deixe cozinhar por 2 minutos. Acrescente 2 colheres de chá de molho de soja e 55 g de ervilhas congeladas, refogando por mais 2 minutos. Salpique coentro picado e sirva.

    Comer faz bem!

    • O arroz selvagem não é de fato arroz, mas as sementes de uma gramínea norte-americana. Contém no entanto mais proteína que o arroz comum e é rico no aminoácido essencial lisina, que geralmente é encontrado em pouca quantidade na maioria dos grãos. Os aminoácidos sãos os blocos que compõem a proteína.

    Cada porção fornece

    ✓✓✓ B1,B6, B12, niacina, selênio * ✓✓ A * ✓ B2, C, folato, cálcio, cobre, ferro, potássio, zinco

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas