Refogado de vieira e camarão

    Refogado de vieira e camarão

    2pessoas já guardaram
    22mins


    Seja o primeiro a fazer essa receita!

    Sobre a receita: Se quiser um prato rápido e delicioso, este refogado oriental de frutos do mar é um campeão. Leva uma pequena quantidade de óleo, e as algas e os legumes acrescentam muito sabor e textura. O gengibre em conserva pode ser encontrado em lojas de produtos orientais.

    Ingredientes
    Serve: 4 

    • Suco de 1 limão ou limão siciliano
    • 2 colheres (chá) de mel claro
    • 2 colheres (sopa) de molho de soja light
    • 4 vieiras de tamanho médio, cerca de 200 g no total, cortadas em quatro
    • 24 camarões graúdos crus, descascados, cerca de 170 g no total
    • 10 g de alga wakame desidratada
    • 340 g de macarrão chinês fino
    • 2 colheres (chá) de óleo de girassol misturado a 1 colher (chá) de óleo de gergelim torrado
    • 300 g de broto de feijão
    • 150 g de pak choy (acelga chiensa), cortado em tiras
    • 1½ colher (sopa) de gengibre em conserva

    Modo de preparo
    Preparo:15mins  ›  Cozimento: 7mins  ›  Pronto em:22mins 

    1. Misture o suco de limão, o mel e 1 colher de sopa do molho de soja. Despeje sobre as vieiras e os camarões e deixe marinar por cerca de 5 minutos.
    2. Enquanto isso, coloque a alga numa tigela, cubra com 300 ml de água fria e deixe repousar por 8 a 10 minutos para reidratar. Coloque o macarrão numa tigela grande e despeje água fervente suficiente para cobri-lo generosamente. Deixe de molho por 4 minutos ou segundo as instruções da embalagem, até ficar macio. Escorra-o quando estiver pronto.
    3. Escorra as vieiras e os camarões, reservando o caldo da marinada e enxugando os frutos do mar em toalha de papel. Aqueça bem uma wok ou frigideira, acrescente o óleo e vire-a, a fim de espalhar o óleo por toda a superfície. Adicione as vieiras e os camarões e refogue por 2 a 3 minutos ou até os camarões ficarem rosados e as vieiras tornarem-se opacas. Retire as vieiras e os camarões da panela e reserve.
    4. Adicione à wok os brotos de feijão, o pak choy, o caldo de temperos reservado, a colher de sopa restante de molho de soja e o gengibre em conserva, refogando por 1 a 2 minutos.
    5. Leve novamente as vieiras e os camarões à panela com a alga bem escorrida e refogue por 1 minuto ou até tudo estar aquecido por igual. Sirva o refogado com o macarrão chinês.

    Dicas e sugestões

    • Use 200 g de vieiras grandes e 170 g de camarões cozidos descascados. Eles devem ser refogados por apenas 1 a 2 minutos para cozinhar as vieiras e aquecer os camarões. • Para uma deliciosa versão rica em legumes, em vez de broto de feijão e pak choy, use 200 g de legumes chineses diversos, como choy sam e couve-chinesa, cortados em tirinhas, 1 alho-poró, cortado em fatias finas, 150 g de ervilhas inteiras, 100 g de cogumelos, cortados em fatias finas, e 1 lata de castanhas-d’água, cerca de 220 g, escorridas e cortadas em fatias. Exclua a alga e o gengibre em conserva. Sirva o refogado de vieira e camarão com arroz em vez de macarrão.

    Comer faz bem!

    • Brotos são usados na Ásia desde a Antigüidade, porém é uma certa novidade no mundo ocidental, popularizada pelos restaurantes chineses e japoneses. Em termos nutricionais, a mudança mais significativa quando a semente germina é o aumento do teor de água. É preciso consumir o dobro de brotos que de sementes secas para se obter a mesma quantidade de proteína, carboidrato e outros nutrientes. • A alga wakame é geralmente vendida desidratada, e é necessário deixá-la imersa em água para reidratar. Contém uma quantidade razoável de minerais essenciais — cálcio, fósforo, magnésio e iodo.

    Cada porção fornece

    ✓✓✓ B1, B12, niacina, ferro * ✓✓ folato, cobre, selênio, zinco * ✓ B6, C, E, cálcio, potássio

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas