Quadrados de polenta com cogumelos

    Quadrados de polenta com cogumelos

    4pessoas já guardaram
    1hora45mins


    Seja o primeiro a fazer essa receita!

    Sobre a receita: A polenta cozida e fria pode ser cortada em quadrados e assada para servir de base para um saboroso molho. Nesta receita, a polenta leva um toque de queijo gruyère, e a cobertura é uma mistura salgada de cogumelos, nozes e ervas. Sirva com salada de folhas variadas.

    Ingredientes
    Rende: 6 porções (12 quadrados)

    • 750 ml de caldo de legumes
    • 170 g de polenta instantânea
    • 85 g de queijo gruyère, ralado
    • 15 g de cogumelos porcini desidratados (funghi secci)
    • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
    • 225 g de cogumelos frescos, cortados em fatias
    • 3 colheres (sopa) de xerez seco
    • 2 colheres (sopa) de salsa lisa fresca picada, mais um pouco para decorar
    • 2 colheres (chá) de alecrim fresco, picado
    • 30 g de nozes, bem picadas
    • Sal e pimenta-do-reino a gosto

    Modo de preparo
    Preparo:20mins  ›  Cozimento: 25mins  ›  Tempo adicional:1hora esfriando  ›  Pronto em:1hora45mins 

    1. Ferva o caldo numa panela grande. Despeje a polenta, em um fluxo constante, mexendo com uma colher de pau para evitar que se formem pelotas. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos ou até a mistura engrossar e começar a soltar dos lados da panela. Retire do fogo e acrescente o queijo gruyère. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
    2. Despeje a polenta num tabuleiro úmido e espalhe-a formando um retângulo de 20 x 18 cm e cerca de 1 cm de espessura. Deixe esfriar por 1 hora ou até endurecer.
    3. Enquanto isso, ponha numa tigela os cogumelos porcini desidratados e cubra-os com água fervente. Deixe-os em infusão por 20 minutos. Escorra, reservando 2 colheres de sopa do líquido da infusão. Pique muito bem os cogumelos.
    4. Preaqueça o forno bem quente. Pincele toda a superfície do retângulo de polenta com 1 colher de sopa do azeite. Corte em 12 pedaços, cada um medindo 5 x 6 cm, aparando as extremidades para deixá-los retos. Unte uma assadeira. Coloque os pedaços de polenta na assadeira com o lado untado para cima e asse por 5 minutos ou até estarem levemente dourados.
    5. Vire as fatias de polenta e asse por mais 2 a 3 minutos ou até o outro lado dourar um pouco. Retire-os do forno e mantenha-os aquecidos.
    6. Aqueça numa frigideira as 2 colheres de sopa restantes de azeite. Acrescente os cogumelos reidratados e as fatias de cogumelos frescos, refogando em fogo relativamente alto por 3 a 4 minutos ou até estarem macios.
    7. Adicione o xerez e o líquido reservado da infusão dos cogumelos. Cozinhe em fogo alto por 1 a 2 minutos, mexendo, até quase todo o líquido ter evaporado. Acrescente a salsa, o alecrim, as nozes, sal e pimenta-do-reino a gosto.
    8. Com uma colher, ponha a cobertura de cogumelos sobre os quadrados de polenta. Decore com um pouco de salsa picada e sirva em seguida.

    Dicas e sugestões

    • Prepare quadradinhos de polenta e tapenade (pasta de azeitonas pretas). Corte a polenta fria e firme em quadrados (ou outros formatos) e grelhe como na receita principal. Para a tapenade, bata no processador de alimentos 85 g de azeitonas pretas sem caroço, 2 colheres de sopa de alcaparras, 30 g de tomate seco conservado em azeite, bem escorrido, 1 dente de alho amassado, 3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem, 2 colheres de sopa de salsa lisa fresca picada e sal e pimenta-do-reino a gosto. Outra opção é picar bem as azeitonas, as alcaparras e os tomates, misturando-os a alho, azeite, salsa e temperos.

    Comer faz bem!

    • A polenta é feita de milho fino ou farinha de milho. É uma alternativa de carboidratos complexos para aqueles que precisam evitar o trigo ou o glúten na alimentação. • Todos os cogumelos são uma boa fonte de cobre — mineral com muitas funções e especialmente necessário para a manutenção da saúde dos ossos. • As nozes são uma boa fonte de muitos nutrientes antioxidantes, entre os quais selênio, zinco, cobre e vitamina E.

    Cada porção fornece

    ✓✓✓ cobre * ✓ selênio

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas