Pudim de pão com frutas sem cozimento

    Pudim de pão com frutas sem cozimento

    2pessoas já guardaram
    10horas20mins


    Seja o primeiro a fazer essa receita!

    Sobre a receita: Além de ser simples, este pudim de pão é perfeito para um dia de verão. Os pêssegos ou as nectarinas acrescentam um sabor diferente à esta sobremesa, sendo um ótimo jeito de se consumir uma boa porção de frutas frescas e não cozidas, mantendo assim todos os seus nutrientes.

    Ingredientes
    Serve: 6 

    • 600 g de frutas como framboesas e morangos picados
    • 2 pêssegos maduros ou nectarinas, sem caroço e partidos em cubos
    • 3 colheres (sopa) de açúcar, ou a gosto
    • 150 ml de suco de uva
    • 8 fatias finas de pão branco (pão de forma), aproximadamente 200 g no total, e de preferência de 1 a 2 dias anteriores
    • Creme de leite fresco batido

    Modo de preparo
    Preparo:20mins  ›  Tempo adicional:10horas na geladeira  ›  Pronto em:10horas20mins 

    1. Amasse as frutas separadamente, para ter certeza de que todas foram esmagadas. Coloque-as numa tigela grande com o açúcar e suco de uva e misture bem. Deixe macerar por 2 horas na geladeira.
    2. Retire as cascas do pão e corte as fatias em triângulos. Coloque o pão numa tigela redonda de vidro ou cerâmica cobrindo os lados e o fundo, guardando pão suficiente para cobrir a parte de cima. Preencha os buracos com pedaços pequenos de pão.
    3. Reserve 3 a 4 colheres de sopa do suco da mistura de frutas. Despeje a mistura devagar na tigela com o pão. Cubra com o restante do pão. Cubra a tigela com um prato ou pires menor do que sua abertura, deixando-o em contato direto com o pão; em seguida, coloque um peso sobre o prato (uma lata de legumes, por exemplo). Coloque a tigela na geladeira e resfrie por 8 horas ou de um dia para o outro.
    4. Para servir, desenforme o pudim sobre uma travessa. Use o restante do suco de frutas para cobrir alguma parte do pudim que não esteja colorida. Sirva com creme de leite fresco batido, se desejar.

    Dicas e sugestões

    • Para um pudim mais encorpado, substitua o pão branco por pão com uvas-passas e no lugar das frutas da receita use 2 maçãs grandes em cubos, 2 peras em cubos, 30 g de passas brancas, 60 g de damascos secos picados. Coloque as frutas numa panela com 300 ml de suco de maçã e ½ colher de chá de canela em pó. Deixe ferver e escalde levemente por 5 a 7 minutos ou até que as maçãs fiquem macias. Despeje sobre a fôrma com pão e faça como indicado na etapa 3. Sirva decorado com caquis partidos em cubos e/ou salpicado com um pouco de sementes de romã, se desejar.

    Comer faz bem!

    • As framboesas e os morangos são uma excelente fonte de vitamina C. Esta vitamina não é apenas um antioxidante com papel importante na prevenção de doenças do coração, mas é também essencial para uma boa cicatrização e resistência a infecções. • Com baixo teor de gordura e alto teor de carboidratos e fibras, esta é uma deliciosa receita para um coração saudável.

    Cada porção fornece (apenas o pudim)

    ✓✓✓ C * ✓ folato, niacina

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas