Prato de verão de salmão e aspargos

    Prato de verão de salmão e aspargos

    3pessoas já guardaram
    30mins


    1 pessoa fez essa receita

    Sobre a receita: Verduras frescas e salmão tornam este prato de forno altamente nutritivo. É também de fácil preparo. Escolha alhos-porós pequenos, aspargos macios, minivagens bem viçosas e complemente a refeição com batatas cozidas.

    Ingredientes
    Serve: 4 

    • 4 pedaços de filé de salmão sem pele, cerca de 140 g cada
    • 200 g de alhos-porós pequenos
    • 250 g de talos de aspargos macios
    • 150 g de minivagens
    • 4 colheres (sopa) de vinho branco seco
    • 200 ml de caldo de peixe ou legumes
    • 30 g de manteiga, cortada em pequenos pedaços
    • Sal e pimenta-do-reino a gosto
    • 1 colher (sopa) de cebolinha francesa fresca picada para decorar

    Modo de preparo
    Preparo:10mins  ›  Cozimento: 20mins  ›  Pronto em:30mins 

    1. Passe as pontas dos dedos em cada filé de salmão para verificar se existem espinhas, retirando-as, se houver. Arrume o alho-poró em camada única no fundo de uma caçarola refratária, grande e rasa. Por cima, disponha o salmão. Em volta do peixe, arrume os aspargos e as vagens. Despeje o vinho e o caldo e espalhe a manteiga por cima do peixe. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
    2. Espere ferver, depois tampe a caçarola com uma tampa de encaixe perfeito e baixe o fogo. Cozinhe o peixe e os legumes em fogo brando por 12 a 14 minutos ou até o salmão ficar com um tom rosa-claro por inteiro e os legumes ficarem cozidos. Salpique a cebolinha por cima do salmão e sirva.

    Dicas e sugestões

    • Filés de cavalinha podem ser preparados da mesma forma. Tempere-os e dobre-os ao meio, frouxamente, com a pele para o lado de fora. Use minicenouras ou cenouras comuns cortadas em palitos em vez de aspargos e sidra semi-seca no lugar do vinho. Adicione 2 ramos de alecrim fresco aos legumes antes de colocar o peixe por cima e regar com a sidra e o caldo. • Para preparar rapidamente um prato de peixe ao forno, no estilo oriental, use bacalhau ou arenque no lugar do salmão, 1 alho-poró grande e 300 g de cogumelos em vez de aspargos. Arrume os legumes e o peixe como na receita principal, acrescentando 4 colheres de sopa de saquê ou xerez seco com o caldo, em vez de vinho branco. Exclua a manteiga e salpique 1 colher de sopa de molho de soja, 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado e 1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado por cima do peixe. Decore com coentro fresco picado em vez de cebolinha e sirva com arroz branco.

    Comer faz bem!

    • Os aspargos contêm asparagina, fitoquímico que tem ação diurética. Os gregos antigos usavam essa planta para tratar de problemas renais. Os naturopatas atuais recomendam o consumo de aspargos para ajudar a aliviar o inchaço provocado pela tensão pré-menstrual (TPM). • O salmão é uma rica fonte do ácido graxo ômega-3, um tipo de gordura poliinsaturada que ajuda a proteger contra doenças cardíacas e derrames, “afinando” o sangue, tornando-o menos propenso à formação de coágulos. Uma alimentação rica em ácidos graxos ômega-3 também pode ser útil na prevenção e no tratamento da artrite.

    Cada porção fornece

    ✓✓✓ B12 * ✓✓ B6, C, folato * ✓ B1, niacina, ferro, selênio

    Histórico

    Avaliações (1)

    Avaliado por:
    0

    Òtima - 01 ago 2015

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas