Potinhos de creme

    Potinhos de creme

    2pessoas já guardaram
    45mins


    Seja o primeiro a fazer essa receita!

    Sobre a receita: Este creme preparado no forno, delicadamente aromatizado com baunilha e acompanhado de uma compota de cerejas frescas, é fácil de preparar e agrada a pessoas de todas as idades. Cuidado para não assar demais o creme — ele deve estar apenas firme quando sair do forno.

    Ingredientes
    Rende: 6 porções

    • 600 ml de leite semidesnatado
    • ½ fava de baunilha, aberta
    • 2 ovos
    • 2 gemas
    • 40 g de açúcar
    • ½ colher (chá) de maisena
    • Compota de cerejas
    • 30 g de açúcar demerara
    • 450 g de cerejas frescas, sem caroço
    • 2 colheres (chá) de araruta

    Modo de preparo
    Preparo:15mins  ›  Cozimento: 30mins  ›  Pronto em:45mins 

    1. Coloque o leite e a fava de baunilha numa panela e aqueça até quase o ponto de fervura. Retire do fogo, tampe e reserve por 15 minutos.
    2. Preaqueça o forno a 160ºC. Coloque os ovos inteiros, as gemas, o açúcar e a maisena numa tigela e bata rapidamente.
    3. Leve o leite de volta ao fogo, espere levantar fervura e remova a fava de baunilha. Derrame o leite quente sobre a mistura de ovos, batendo sem parar. Coe a mistura e depois distribua-a por 6 potinhos de 120 ml, ligeiramente untados com manteiga.
    4. Arrume os potinhos num tabuleiro de alumínio com água quente suficiente para chegar à metade da altura dos potes. Asse por 30 a 35 minutos ou até que o creme comece a firmar — deve ficar ainda um pouco mole, pois continua a cozinhar por alguns minutos depois de sair do forno. Retire os potinhos do tabuleiro e coloque-os sobre uma grade para esfriar. Depois de frios, leve-os à geladeira até a hora de servir.
    5. Para a compota de cerejas, coloque o açúcar demerara e 6 colheres de sopa de água numa panela e aqueça devagar, até o açúcar dissolver. Deixe levantar fervura, baixe o fogo e acrescente as cerejas. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 4 a 5 minutos, mexendo de vez em quando, até as cerejas amaciarem. Com uma escumadeira, transfira-as para uma vasilha.
    6. Misture a araruta com 1 colher de sopa de água fria. Adicione ao suco das cerejas que ficou na panela e deixe ferver em fogo baixo por 1 minuto, mexendo sempre, até que esteja espesso e transparente. Espere esfriar por alguns minutos e em seguida derrame sobre as cerejas. (A compota pode ser servida quente ou à temperatura ambiente.)
    7. Coloque uma colherada da compota de cerejas sobre cada potinho de creme e sirva o restante da compota numa tigela separada.

    Comer faz bem!

    • As gemas de ovo extras adicionadas à receita aumentam seu teor de vitaminas A e D, e da maioria das vitaminas do complexo B, pois esses nutrientes estão concentrados na gema, e não na clara. • A cereja é rica em potássio e fornece boas quantidades de vitamina C.

    Dicas e sugestões

    • Se quiser servir os potinhos desenformados, forre a base deles com um círculo de papel-manteiga e adicione outra gema de ovo ao creme. Depois de assar, deixe esfriar por no mínimo 4 horas ou, de preferência, de um dia para o outro. Para desenformar, pressione ligeiramente com as pontas dos dedos as bordas de cada pote de creme assado para tirá-lo da fôrma; passe uma faca pelas bordas e coloque um prato virado para baixo sobre o pote. Vire o pote e o prato, segurando-os firmemente, e levante o pote.

    Cada porção fornece

    ✓✓ B12 * ✓ A, B2, C, cálcio, zinco

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas