Pão preto

    Pão preto

    9pessoas já guardaram
    2horas45mins


    5 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Este pão multigrãos tem crosta macia e textura compacta. Sua cor escura e seu sabor ativo vêm do melado. Foi criado pelos colonizadores americanos na época em que a maioria das casas ainda não tinha forno.

    Ingredientes
    Serve: 1 pão (12 porções)

    • 225 g de farinha de trigo integral com fermento
    • 225 g de farinha de centeio
    • 225 g de farinha de milho ou polenta instantânea
    • 2 colheres (chá) de sal
    • 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
    • 200 g de passas
    • 150 ml de melado
    • 600 ml de leitelho (se não encontrar leitelho, use creme de leite fresco azedado com limão: acrescente 2 colheres de chá de suco de limão a 1 xícara de creme de leite fresco)
    • 4 colheres (sopa) de leite semidesnatado

    Modo de preparo
    Preparo:30mins  ›  Cozimento: 2horas15mins  ›  Pronto em:2horas45mins 

    1. Para preparar este pão, você precisa de uma forma alta redonda com uma base sólida, de cerca de 15 cm de diâmetro e, pelo menos, 18 cm de altura. Deve ter capacidade para, pelo menos, 2,2 litros.
    2. Numa tigela, coloque a farinha de trigo integral, a farinha de centeio, a farinha de milho, o sal, o bicarbonato de sódio e as passas. Misture tudo muito bem e faça um buraco no centro.
    3. Numa panela, misture o melado, o leitelho e o leite, e aqueça um pouco. Despeje tudo no buraco feito na mistura de farinhas e mexa rapidamente. Com uma colher, transfira essa massa para a forma já preparada. Cubra a parte superior da forma com um pedaço dobrado de papel impermeável untado e depois com um pedaço dobrado de papel-alumínio, e amarre-os bem com um barbante.
    4. Numa panela grande, ponha a forma sobre um suporte e acrescente água fervente suficiente para atingir três quartos da altura da forma. Tampe a panela com uma tampa de encaixe perfeito (se não tiver uma panela funda o suficiente, faça uma cobertura abobadada com papel-alumínio para cobrir a panela). Cozinhe no vapor por 2¼ horas — a água deve ferver em fogo baixo. Verifique de tempos em tempos e acrescente mais água fervente, se necessário.
    5. Retire a forma da água e espere o pão esfriar por 10 minutos antes de desenformá-lo sobre uma grade metálica para esfriar completamente.
    6. Para servir, corte em rodelas e depois corte cada rodela ao meio ou em quartos. Este pão pode ser conservado em local frio, embrulhado em papel impermeável e depois em papel-alumínio, por até 4 dias.

    Cada fatia fornece

    ✓✓ B6 * ✓ B1, B2, niacina, cobre, ferro, potássio, selênio, zinco

    Comer faz bem!

    • O melado é muito nutritivo. à um subproduto do refinamento do açúcar e contém ferro, cálcio, cobre, fósforo, potássio, magnésio e zinco. • O centeio é um importante cereal em alguns países da Europa, como Rússia e Alemanha, e na região da Escandinávia, sendo a base para os pães tradicionais desses lugares. A farinha de centeio é nutritiva e fornece vitaminas do complexo B, vitamina E, ferro, cobre, zinco e fibra.

    Dicas e sugestões

    • Prepare um pão de centeio integral ao estilo de Chicago (a receita foi levada por alemães para o Meio-Oeste americano no século XIX). Você vai precisar de 2 latas de frutas em conserva limpas e vazias, com capacidade para 400 g. Unte as latas e forre os fundos com papel-manteiga. Misture 55 g de farinha de trigo branca, 55 g de farinha de centeio, 55 g de semolina fina, f de colher de chá de fermento em pó, ½ colher de chá de sal e ½ colher de chá de temperos variados em pó. Aqueça em fogo baixo 4 colheres de sopa de melado em 240 ml de leitelho, dissolvendo o melado. Acrescente os ingrediente secos e misture muito bem. Divida a massa entre as latas, tampe-as e cozinhe em banho-maria por 2 horas.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas