Pão naan

    Pão naan

    15pessoas já guardaram
    24mins


    3 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Naan é o pão achatado indiano, tradicionalmente assado nas laterais de um forno de barro. O formato de gota característico se configura à medida que o pão estica ao ficar pendurado no forno. Esta receita simples produz fabulosos pãezinhos no forno— leves e macios. Melhor de tudo: são rápidos e fáceis de preparar.

    Ingredientes
    Serve: 4 porções

    • 2 colheres (chá) de óleo de girassol
    • 250 g de farinha de trigo branca
    • ¼ de colher (chá) de sal
    • ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
    • 170 g de iogurte natural de consistência firme

    Modo de preparo
    Preparo:20mins  ›  Cozimento: 4mins  ›  Pronto em:24mins 

    1. Corte 4 pedaços de papel-alumínio, cada um medindo 28 × 20 cm, e pincele-os com o óleo de girassol. Numa tigela, peneire a farinha de trigo, o sal e o bicarbonato de sódio. Acrescente o iogurte e mexa bem para misturar tudo e formar uma massa mole. Transfira-a para uma superfície ligeiramente enfarinhada e sove-a por 5 a 7 minutos ou até ficar lisa.
    2. Preaqueça o forno à temperatura alta. Corte a massa em quatro pedaços. Na superfície enfarinhada, com um rolo, abra um dos pedaços no formato oval, com cerca de 25 cm de comprimento e 18 cm de largura. Disponha essa massa oval sobre um dos pedaços de papel-alumínio já preparados. Repita o procedimento com as porções restantes de massa.
    3. Coloque o pão naan, com o papel-alumínio, noforno quente, se possível a cerca de 15 a 20 cm de distância do calor. Cozinhe até formarem-se bolhas no pão e ele corar um pouco em alguns pontos, o que leva cerca de 2 minutos. É preciso verificar constantemente para garantir que não passe do ponto.
    4. Vire o pão e asse do outro lado por 1 a 2 minutos ou até ficar firme e corado em alguns pontos. Embrulhe o pão num pano de prato para mantê-lo aquecido enquanto prepara os pães restantes. Sirva-os quentes ou mornos.

    Cada pão fornece

    ✓ B1, B2, B6, E, cálcio

    Comer faz bem!

    • Acrescentar iogurte aumenta o teor de cálcio do pão e adiciona consideráveis quantidades de fósforo e vitaminas B2 e B12. O cálcio dos laticínios, como o iogurte, é mais facilmente absorvido pelo organismo que o proveniente de outros alimentos.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas