Pão maltado com passas brancas

    Pão maltado com passas brancas

    4pessoas já guardaram
    3horas


    5 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Este é um pão de massa doce muito gostoso, com textura úmida, que se conserva por vários dias. Corte-o em fatias grossas e coma-o com purê de frutas, geleia ou queijo cremoso. Se não encontrar extrato de malte, use melaço.

    Ingredientes
    Serve: 1 pão (16 porções)

    • 200 g de farinha de trigo integral
    • 150 g de farinha de trigo branca
    • ½ colher (chá) de sal
    • 1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
    • 3 colheres (sopa) de extrato de malte
    • 1 colher (sopa) de mel claro
    • 200 ml de água morna
    • 85 g de passas brancas

    Modo de preparo
    Preparo:20mins  ›  Cozimento: 40mins  ›  Tempo adicional:2horas  ›  Pronto em:3horas 

    1. Numa tigela grande, peneire as farinhas de trigo branca e integral e o sal. Acrescente o fermento, misture e faça um buraco no centro.
    2. Adicione o extrato de malte e o mel na água morna e despeje essa mistura no buraco feito na farinha. Aos poucos, incorpore a farinha à água e misture bem para formar uma massa mole, porém não pegajosa. Adicionar as passas.
    3. Transfira a massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos ou até estar bem elástica. Ponha a massa numa tigela untada e cubra-a com filme plástico. Deixe fermentar num local aquecido por cerca de 1 hora ou até ter dobrado de volume. Enquanto isso, unte uma forma de pão com capacidade para 450 g e forre o fundo com papel-manteiga.
    4. Devolva a massa crescida à superfície de trabalho e insira o punho fechado, como se desse um soco na massa. Delicadamente modele a massa e coloque-a na forma já preparada. Cubra com um pano de prato úmido e deixe fermentar num local aquecido por 1 hora ou até ter novamente dobrado de volume.
    5. Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 190°C. Descubra o pão e asse-o por 35 a 40 minutos ou até obter um som oco ao bater com os dedos em sua base, depois de tirá-lo da forma. Ponha o pão numa grade metálica e deixe esfriar. Conserva-se por até 4 dias.

    Cada fatia fornece

    ✓ B6, cobre, selênio

    Dicas e sugestões

    • Para dar um acabamento atraente e brilhante, assim que o pão sair do forno, pincele a superfície com 2 colheres de chá de mel claro aquecido. • Para preparar um pão maltado com maçãs e passas brancas, com as passas acrescente 1 maçã média, sem caroço e cortada em cubos, e 50 g de amêndoas picadas levemente torradas. • Se não for consumido no tempo previsto, este pão pode ser aproveitado para fazer um excelente pudim, e nem é preciso adicionar frutas secas.

    Comer faz bem!

    • O extrato de malte é obtido da imersão de grãos de cevada em água, deixando-os germinar em condições controladas, de forma que o amido se converta em dextrina (um tipo de goma) e açúcar de malte (maltose). Quando usado na panificação, o extrato de malte confere um sabor característico e uma textura úmida, e fornece fósforo e magnésio. • O mel tem sido um adoçante muito apreciado desde a Antigüidade e usado no tratamento de diversos problemas de saúde. Na medicina chinesa, acredita-se que o mel harmonize o fígado, neutralize toxinas e alivie a dor.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas