Pão irlandês

    Pão irlandês

    13pessoas já guardaram
    40mins


    12 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: De preparo rápido e simples, este pão saído do forno é muito saboroso. Esta versão contém farinhas de trigo branca e integral, numa proporção meio a meio, o que lhe confere textura áspera e sabor de nozes. É ótimo com manteiga e geleia no café da manhã ou com sopas e saladas no almoço.

    Ingredientes
    Serve: 8 porções

    • 250 g de farinha de trigo branca
    • 250 g de farinha de trigo integral, mais um pouco para polvilhar
    • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
    • ½ colher (chá) de sal
    • 300 ml de leitelho (se não encontrar leitelho, use creme de leite fresco azedado com limão: acrescente 2 colheres de chá de suco de limão a 1 xícara de creme de leite fresco)

    Modo de preparo
    Preparo:10mins  ›  Cozimento: 30mins  ›  Pronto em:40mins 

    1. Preaqueça o forno a 200°C. Numa tigela, peneire as farinhas de trigo branca e integral, o bicarbonato de sódio e o sal, incluindo o farelo que restar na peneira.
    2. Faça um buraco no centro da farinha e despeje nele o leitelho. Com uma colher de pau, misture aos poucos o líquido com a farinha para formar uma massa mole. Com as mãos, trabalhe um pouco a massa e transfira-a para uma superfície ligeiramente enfarinhada. Sove rápida e levemente a massa até formar uma bola lisa.
    3. Ponha a massa num tabuleiro untado e achate-a ligeiramente para formar um pão redondo abobadado com cerca de 19 cm de diâmetro. Com uma faca afiada, corte uma cruz no topo, atingindo metade da espessura do pão. Polvilhe por cima um pouco mais de farinha de trigo integral.
    4. Asse por cerca de 30 minutos ou até ficar crescido e dourado, e produzir um som oco quando você bater com os dedos na sua base. (Se parecer úmido e pesado, asse por mais 3 a 5 minutos e repita o teste.)
    5. Transfira o pão para uma grade metálica e espere esfriar por completo. Como azeda rapidamente, sirva-o no dia em que foi preparado ou faça torradas no dia seguinte.

    Cada porção fornece

    ✓✓ selênio, zinco * ✓ B1, B6, folato, cálcio, cobre

    Dicas e sugestões

    • Se não encontrar leitelho e não quiser usar o creme de leite fresco, use leite semidesnatado e acrescente 1 colher de sopa de suco de limão. Ou use leite semidesnatado e peneire 2 colheres de chá de creme tártaro com a farinha, o bicarbonato e o sal.

    Comer faz bem!

    • O leitelho fornece quantidades consideráveis de vitamina B2, cálcio e fósforo. • O pão caseiro é delicioso e barato, ideal para incrementar o teor de carboidratos complexos de qualquer refeição. Preparar o próprio pão também lhe permite controlar a quantidade de sal utilizada. Os pães industrializados podem conter um alto teor de sal.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas