Pão de passas e canela

    Pão de passas e canela

    17pessoas já guardaram
    1hora50mins


    25 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Este pão de passas enriquecido com leite é gostoso puro ou com um pouco de mel ou geleia. Também fica maravilhoso torrado no café da manhã, quando o aroma suave de canela quente nos inspira a começar bem o dia.

    Ingredientes
    Serve: 1 pão (16 porções)

    • 450 g de farinha de trigo integral
    • 1½ colher (chá) de sal
    • 2 colheres (chá) de canela em pó
    • 7 g de fermento biológico seco instantâneo
    • 115 g de passas
    • 45 g de açúcar
    • 55 g de manteiga sem sal
    • 240 ml de leite semidesnatado, mais 1 colher (sopa) para pincelar
    • 1 ovo, levemente batido

    Modo de preparo
    Preparo:20mins  ›  Cozimento: 30mins  ›  Tempo adicional:1hora descansando  ›  Pronto em:1hora50mins 

    1. Unte e enfarinhe levemente uma forma para pão com capacidade para 900 g. Numa tigela grande, peneire a farinha de trigo, o sal e a canela. Acrescente o fermento, as passas e o açúcar, e faça um buraco no centro.
    2. Numa panela, aqueça em fogo baixo o leite e a manteiga até esta derreter e o leite ficar morno. Despeje no buraco feito nos ingredientes secos e adicione o ovo batido. Misture tudo até obter uma massa mole.
    3. Transfira a massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos ou até ficar lisa e elástica. Modele a massa e coloque-a na forma já preparada. Cubra com filme plástico untado ou um pano de prato limpo e deixe fermentar num local aquecido por cerca de 1 hora ou até ter dobrado de volume.
    4. Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 220°C. Descubra o pão e pincele-o com leite. Asse por 30 minutos ou até obter um som oco ao bater com os dedos na base do pão, depois de tirá-lo da forma. Se, próximo ao fim do tempo de cozimento, o topo estiver escurecendo muito, cubra o pão com papel-alumínio.
    5. Ponha o pão numa grade metálica e deixe esfriar. Conserva-se por 2 a 3 dias embrulhado em papel-alumínio.

    Cada fatia fornece

    ✓✓ selênio * ✓ B1, B6, folato, niacina, cobre, ferro, zinco

    Dicas e sugestões

    • Varie o sabor do pão usando outra fruta seca, como damascos, ou uma combinação de frutas secas. • Use a massa para preparar pãezinhos de mel e noz-pecã. Exclua as passas e depois de sovar a massa, abra-a, com um rolo, em um quadrado de 23 cm. Bata 30 g de manteiga amolecida e 4 colheres de sopa de mel, e espalhe a mistura sobre a massa aberta. Por cima, espalhe 115 g de tâmaras secas bem picadas e 55 g de nozes-pecãs. Enrole a massa como um rocambole e corte-a em 9 fatias iguais. Arrume-as em 3 fileiras de 3 pãezinhos num tabuleiro quadrado de 18 cm, com o lado do corte virado para baixo. Cubra com filme plástico untado e deixe fermentar num local aquecido por cerca de 30 minutos. Pincele a superfície com leite e salpique 2 colheres de chá de açúcar demerara. Em forno preaquecido a 200°C, asse por 25 minutos ou até os pãezinhos terem crescido e estarem ligeiramente dourados. Coloque-os numa grade metálica para esfriar antes de separá-los. Conservam-se por até 3 dias num recipiente hermético.

    Comer faz bem!

    • O leite semidesnatado e o ovo acrescentam proteínas e outros nutrientes a este pão. • Frutas secas, como passas, são uma fonte concentrada de energia. As passas também são uma fonte considerável de fibra e potássio.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas