Bolo de groselhas pretas

    Bolo de groselhas pretas

    2pessoas já guardaram
    1hora35mins


    Seja o primeiro a fazer essa receita!

    Sobre a receita: As groselhas pretas (cassis) são um ótimo recheio para pães e bolos, pois têm sabor de fruta sem serem muito doces, enquanto a hortelã dá um toque fresco de ervas. Se você quiser, pode preparar alguns desses bolos e congelá-los por até 2 meses.

    Ingredientes
    Serve: 1 bolo (12 porções)

    • 340 g de farinha de trigo com fermento
    • 1 colher (chá) de fermento em pó
    • 50 g de manteiga sem sal, cortada em pequenos pedaços
    • 100 g de açúcar mascavo
    • 150 g de groselhas pretas frescas, ou cassis
    • 3 colheres (sopa) de hortelã fresca picada
    • 150 ml de suco de laranja, ou conforme o necessário

    Modo de preparo
    Preparo:20mins  ›  Cozimento: 1hora15mins  ›  Pronto em:1hora35mins 

    1. Preaqueça o forno a 180°C. Unte e forre uma forma de pbolo inglês de 900 g. Numa tigela, peneire a farinha de trigo e o fermento em pó e, depois, com as pontas dos dedos, incorpore a manteiga até obter uma farofa fina. Acrescente o açúcar e faça um buraco no centro.
    2. Ponha as groselhas e a hortelã no buraco feito nos ingredientes secos e nele despeje o suco de laranja. Aos poucos, misture bem os ingredientes secos com o líquido. A massa deve ficar mole, portanto acrescente mais 1 ou 2 colheres de sopa de suco de laranja, se necessário.
    3. Transfira a massa para a forma já preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 1¼ hora ou até o bolo estar crescido, dourado e firme ao toque. Se o pbolo parecer muito escuro depois de 50 minutos de cozimento, cubra-o folgadamente com papel-alumínio.
    4. Deixe o bolo esfriar na forma por 5 minutos e depois vire-o sobre uma grade metálica para que esfrie completamente. Este bolo é mais saboroso quando consumido no dia seguinte. Conserva-se por até 3 dias num recipiente hermético.

    Cada fatia fornece

    ✓✓ C * ✓ B1, potássio

    Dicas e sugestões

    • Para preparar um pão de mirtilo e noz-pecã — ideal para o café da manhã ou a hora do chá, substitua o cassis por mirtilos frescos grosseiramente picados. Em vez de hortelã, acrescente ½ colher de chá de canela em pó, peneirando-a com a farinha de trigo, e adicione 100 g de noz-pecã com o açúcar.

    Comer faz bem!

    • Groselhas pretas são uma excelente fonte de vitamina C — comparando em termos de peso, contêm 4 vezes mais vitamina C que a laranja. Também fornecem quantidades razoáveis de potássio e são ricas em um grupo de substâncias fitoquímicas chamadas bioflavonóides, que ajudam a evitar doenças cardíacas. • Acredita-se que os óleos mentol, mentona e acetato de mentila, responsáveis pelo sabor característico da hortelã, tenham fortes propriedades anti-sépticas. Médicos naturalistas prescrevem a hortelã para aliviar dor de dente, dor de cabeça provocada por estresse e problemas digestivos.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas