Pão de cenoura

    Pão de cenoura

    10pessoas já guardaram
    4horas15mins


    6 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Basta separar os pãezinhos e saboreá-los no brunch, como um saudável lanche ou acompanhamento de uma refeição. Este pão é enriquecido com purê de cenoura, e leva ainda cenoura ralada e cebolinha-verde para um resultado mais crocante e colorido.

    Ingredientes
    Rende: 16 porções

    • 375 g de cenouras
    • 400 g de farinha de trigo branca
    • 2 colheres (chá) de sal
    • 7 g de fermento biológico seco
    • 125 ml de leite semidesnatado
    • 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
    • Cerca de 150 g de farinha de trigo integral
    • 4 cebolinhas-verdes, bem picadinhas
    • 1 ovo, ligeiramente batido

    Modo de preparo
    Preparo:45mins  ›  Cozimento: 30mins  ›  Tempo adicional:3horas descansando  ›  Pronto em:4horas15mins 

    1. Pique bem fino 250 g de cenouras e rale o restante. Reserve a porção ralada. Cozinhe as cenouras picadas em um mínimo de água fervente por 12 a 14 minutos ou até que estejam macias. Escorra e bata em liquidificador ou processador de alimentos, fazendo um purê. Passe o purê por uma peneira e aperte para escorrer o máximo de líquido possível, com cuidado para não deixar passar a cenoura. Deixe o purê escorrendo na peneira sobre uma tigela.
    2. Misture a farinha de trigo branca, o sal e o fermento. Aqueça o leite com 125 ml de água até que esteja morno. Numa tigela grande, junte o purê de cenouras, a mistura de água e leite, e o óleo. Adicione a mistura de farinha branca até obter uma massa bem mole. Junte aos poucos a farinha de trigo integral, formando uma bola macia com a massa.
    3. Sove a massa sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada por 10 minutos ou até que esteja lisa, mas ainda mole e levemente úmida. Unte com um pouco de óleo uma tigela grande e nela coloque a massa. Cubra com filme plástico e deixe crescer em local aquecido até que dobre de tamanho (cerca de 2 horas).
    4. Unte 2 fôrmas de bolo redondas e fundas de 20 cm de diâmetro e forre-as com papel-manteiga, também untado. Sove a massa por 2 minutos e depois a achate levemente. Salpique as cenouras raladas e as cebolinhas, e continue a misturar a massa até que os ingredientes estejam bem incorporados. Se a cenoura deixar a massa úmida demais, polvilhe mais um pouco de farinha e continue sovando até que a farinha seja absorvida.
    5. Divida a massa ao meio e corte cada metade em 8 pedaços iguais. Forme uma bola com cada um dos pedaços e arrume-os nas formas preparadas: uma bola no centro e as demais ao redor. Cubra com um pano de prato (o filme plástico pode grudar na massa quando ela crescer) e deixe crescer por cerca de 1 hora ou até dobrar de tamanho.
    6. Preaqueça o forno a 200ºC. Pincele rapidamente as bolas com o ovo batido e asse por 30 minutos, ou até dourar. Para testar se o pão está pronto, tire-o da forma e bata em sua base com os nós dos dedos: o som deve ser oco. Caso contrário, retorne o pão ao forno por mais 5 minutos e depois teste-o novamente.
    7. Desenforme os pães e transfira-os para uma grade. Sirva quente ou à temperatura ambiente. O pão pode ser mantido em recipiente hermeticamente fechado por até 2 dias ou congelado por até 3 meses.

    Dicas e sugestões

    • Depois de dividir ao meio a massa crescida, molde cada metade no formato que desejar e coloque num tabuleiro untado com um pouco de óleo ou em 2 formas de bolo inglês de 450 g cada uma. Deixe crescer até dobrar de tamanho e asse conforme as instruções. • Acrescente 2 ou 3 colheres de sopa de ervas frescas picadinhas, como salsinha, sálvia, tomilho ou estragão, ao purê de cenoura.

    Comer faz bem!

    • A cenoura e a farinha integral dão ao pão um alto teor de fibras, importante para o controle dos níveis de gorduras e açúcares no sangue, bem como para o bom funcionamento dos intestinos.

    Cada porção fornece

    ✓✓✓ A * ✓ B1, B6, folato, niacina

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas