Bolo condimentado de abóbora

    Bolo condimentado de abóbora

    9pessoas já guardaram
    1hora25mins


    1 pessoa fez essa receita

    Sobre a receita: Aqui está um bolo simples delicioso para acompanhar o chá e que pode ser comido puro, sem manteiga. É um lanche saudável, rico em antioxidantes essenciais, vitaminas e minerais.

    Ingredientes
    Rende: 1 bolo (12 porções)

    • 340 g de abóbora-moranga descascada, cortada em cubos
    • 150 g de mel claro, mais 2 colheres (chá) para pincelar
    • 85 g de passas brancas
    • 150 g de farinha de trigo integral com fermento
    • 150 g de farinha de trigo branca com fermento
    • 2 colheres (chá) de uma mistura de canela, noz-moscada e cravo em pó
    • 150 g de manteiga sem sal, cortada em pequenos pedaços
    • 1 colher (sopa) de sementes de abóbora

    Modo de preparo
    Preparo:25mins  ›  Cozimento: 1hora  ›  Pronto em:1hora25mins 

    1. Preaqueça o forno a 180°C. Forre com papel-manteiga uma forma de pão com capacidade para 900 g.
    2. Cozinhe a abóbora no vapor ou em um pouco de água fervente, por 10 minutos ou até que fique macia. Escorra bem e amasse-a com o espremedor de batatas até obter uma massa homogênea. Adicione o mel e as passas, e bata bem.
    3. Numa tigela, peneire as farinhas de trigo branca e integral e a mistura de temperos, incluindo o farelo que restar na peneira. Com as pontas dos dedos, incorpore a manteiga à farinha até obter uma farofa fina.
    4. Acrescente a mistura da abóbora e, com uma colher de pau, bata bem até obter uma massa homogênea. Transfira a massa para a forma já preparada e alise a superfície. Salpique as sementes de abóbora. Asse por 50 a 60 minutos ou até o bolo estar crescido, dourado e firme ao toque.
    5. Deixe o bolo esfriar na forma por 10 minutos e depois transfira-o para uma grade metálica. Enquanto ainda estiver quente, pincele-o com 2 colheres de chá de mel. Este bolo é mais saboroso servido morno ou no período de 24 horas após seu preparo.

    Cada fatia fornece

    ✓✓ A * ✓ B1, B6, cobre, selênio, zinco

    Dicas e sugestões

    • Para preparar muffins condimentados de abóbora, coloque a massa em 12 forminhas de papel próprias para muffins, dentro das fôrmas adequadas. Salpique com as sementes de abóbora e asse por 20 a 25 minutos ou até os muffins estarem crescidos e dourados. • Para preparar um bolo de abóbora com tâmaras e nozes, no lugar das passas brancas acrescente 85 g de tâmaras secas picadas e 30 g de nozes picadas. Por cima do bolo, em vez de sementes de abóbora, decore com algumas nozes cortadas ao meio.

    Comer faz bem!

    • A abóbora-moranga tem um alto teor de água, o que a torna pobre em calorias — apenas 15 kcal por 100 g. Fornece carboidratos, potássio, cálcio e vitaminas A e C. à uma excelente fonte de betacaroteno, e também fornece vários outros antioxidantes, entre os quais a luteína e a zeaxantina. • Cozinhar no vapor a abóbora-moranga ajuda a preservar a vitamina C hidrossolúvel. Se preferir refogá-la, use o mínimo de água possível.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas