Panquequinhas de maçã e avelã

    Panquequinhas de maçã e avelã

    22pessoas já guardaram
    35mins


    Seja o primeiro a fazer essa receita!

    Sobre a receita: Panquecas são um lanche quase instantâneo. A massa espessa é preparada simplesmente misturando-se alguns poucos ingredientes básicos que sempre se tem na despensa, e fica pronta em poucos minutos. Nesta receita, as panquequinhas levam maçã picada e avelãs torradas. Use Karo® ou mel como cobertura e sirva-as ainda quentes.

    Ingredientes
    Rende: 16 porções (unidades)

    • 45 g de avelãs sem pele, picadas
    • 200 g de farinha de trigo
    • ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
    • 1 pitada de sal
    • 2 colheres (sopa) de açúcar
    • 1 ovo grande
    • 250 ml de leitelho (se não encontrar, use creme de leite fresco azedado com limão: acrescente 2 colheres de chá de suco de limão a 1 xícara de creme de leite fresco)
    • 1 maçã, cerca de 150 g, sem a parte central e bem picada
    • 1 colher (sopa) de óleo de girassol
    • 4 colheres (sopa) de Karo® (ou mel)

    Modo de preparo
    Preparo:15mins  ›  Cozimento: 20mins  ›  Pronto em:35mins 

    1. Aqueça uma frigideira pequena antiaderente e torre nela as avelãs até ficarem douradas, mexendo constantemente. Tome cuidado para não cozinhar demais as avelãs, pois queimam facilmente. Coloque-as numa tigela pequena.
    2. Numa tigela grande, peneire a farinha de trigo, o bicarbonato, o sal e o açúcar. Faça um buraco no centro. Bata ligeiramente o ovo com o leitelho e despeje-os no buraco feito na farinha. Aos poucos, misture a farinha com os ingredientes líquidos, de modo a obter uma massa lisa e espessa. Adicione a maçã e as avelãs torradas e mexa com uma colher de metal.
    3. Pincele levemente uma frigideira com um pouco de óleo de girassol e coloque-a sobre fogo moderado. Dependendo do tamanho da frigideira, é possível fazer 4 panquequinhas de cada vez. Para cada uma, despeje uma colher de sopa cheia de massa sobre a superfície quente. Algumas bolhas vão se formar e estourar. Com cuidado, passe uma espátula por baixo da panqueca para soltá-la e cozinhe por mais um minuto ou até a parte de baixo ficar dourada. Vire a panqueca e cozinhe do outro lado por 1 a 2 minutos ou até dourar.
    4. Retire as panquecas da frigideira e mantenha-as aquecidas sob um pano limpo. Cozinhe da mesma maneira o restante da massa.
    5. Quando todas as panquecas estiverem cozidas, ponha o Karo® (ou mel) numa panela pequena, aqueça um pouco e salpique-o sobre as panquecas quentes. Sirva em seguida.

    Comer faz bem!

    • O leitelho é o líquido que sobra depois de o leite ter se transformado em manteiga. Ele não contém a gordura da manteiga, porém fornece proteína, minerais e lactose, bem como um delicioso sabor picante. • A maçã é uma boa fonte de fibra solúvel na forma de pectina. Comer maçã com a casca oferece o máximo de fibras. Pesquisas demonstraram que comer maçãs também pode ser benéfico para os dentes, pois se acredita que ajudem a prevenir doenças da gengiva.

    Cada panqueca fornece

    ✓✓ E

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas