Palitinhos de queijo e gergelim

    Palitinhos de queijo e gergelim

    20pessoas já guardaram
    30mins


    7 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Estes palitinhos crocantes de queijo são deliciosos quando servidos ainda quentes. Enriquecidos com gema de ovo e queijo parmesão ralado na hora, são preparados com uma combinação de farinha de trigo integral e branca, portanto são substanciais sem serem pesados.

    Ingredientes
    Rende: 40 porções (40 unidades)

    • 85 g de farinha de trigo integral
    • 85 g de farinha de trigo branca, mais um pouco para enrolar a massa
    • ½ de colher (chá) de sal
    • 45 g de manteiga
    • 45 g de queijo parmesão, ralado na hora
    • 1 ovo grande
    • 2 colheres (sopa) de leite semidesnatado
    • 1 colher (chá) de páprica
    • 1 colher (sopa) de gergelim

    Modo de preparo
    Preparo:15mins  ›  Cozimento: 15mins  ›  Pronto em:30mins 

    1. Preaqueça o forno a 180ºC. Numa tigela, peneire as farinhas e o sal, adicionando qualquer farelo que tenha ficado na peneira. Com os dedos, amasse a manteiga com as farinhas até obter uma farofa grossa. Acrescente o queijo parmesão.
    2. Bata o ovo com o leite. Reserve 1 colher de chá dessa mistura e acrescente o restante aos ingredientes secos, a fim de obter uma massa firme. Sove a massa numa superfície ligeiramente enfarinhada, por alguns segundos ou até ficar macia.
    3. Salpique páprica sobre a superfície enfarinhada e abra a massa de modo a obter um quadrado com pouco mais de 20 cm de lado. Apare as extremidades para o quadrado ficar reto. Pincele a massa com a mistura reservada de ovo batido com leite e salpique o gergelim. Corte o quadrado de massa ao meio e depois em palitos de 10 cm com cerca de 1 cm de largura.
    4. Torça os palitinhos e coloque-os num tabuleiro grande forrado com papel-manteiga. Aperte levemente as pontas dos palitinhos para baixo, para que não se destorçam durante o cozimento.
    5. Asse-os por 15 minutos ou até ficarem ligeiramente dourados e crocantes. Deixe-os esfriar no tabuleiro por alguns minutos, depois sirva-os quentes ou transfira-os para uma grade para que esfriem completamente. Os palitinhos podem se conservar por até 5 dias num recipiente hermético.

    Comer faz bem!

    • O gergelim é uma boa fonte de cálcio, e fornece também ferro e zinco. • A farinha de trigo integral tem muitos nutrientes: fibra alimentar, vitaminas do complexo B e vitamina E, bem como ferro, selênio e magnésio. A farinha de trigo integral moída em moinho de pedra tem um pouco mais de vitaminas do complexo B que a industrial, porque o processo artesanal não aquece os grãos. Alguns nutrientes se perdem no processo de moagem por rolos metálicos, que gera calor.

    Dicas e sugestões

    • Use queijo cheddar ralado no lugar do parmesão. • Para preparar biscoitos de gorgonzola e nozes, amasse 30 g de gorgonzola, stilton ou danish blue com 55 g de manteiga amolecida. Peneire por cima 45 g de farinha de trigo integral, 30 g de farinha de trigo branca com fermento e 30 g de farinha de arroz, adicionando qualquer farelo que tenha ficado na peneira. Acrescente 30 g de nozes torradas picadas. Com as mãos, amasse tudo para formar uma massa. Modele, formando um rolo de cerca de 12 cm de comprimento. Enrole em filme plástico e leve à geladeira por cerca de 30 minutos. Corte em fatias finas, arrume-os num tabuleiro forrado com papel-manteiga e asse em forno preaquecido a 190ºC por 15 minutos. Transfira os biscoitinhos para uma grade, para que esfriem. Rende cerca de 16 biscoitos.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas