O verdadeiro creme de ovos

    O verdadeiro creme de ovos

    5pessoas já guardaram
    25mins


    26 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: O creme ou creme inglês é o acompanhamento mais saboroso para tortas doces e flans. Preparado com gemas e baunilha, tem um sabor simplesmente maravilhoso. Acrescentar um pouco de maisena ajuda a estabilizar a mistura e evitar que talhe.

    Ingredientes
    Rende: 4 porções

    • 300 ml de leite semidesnatado
    • 1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento
    • 3 gemas
    • 1 colher (sopa) de açúcar refinado
    • 1 colher (chá) de maisena

    Modo de preparo
    Preparo:5mins  ›  Cozimento: 20mins  ›  Pronto em:25mins 

    1. Ponha o leite e a fava de baunilha numa panela de fundo grosso e leve ao fogo até começar a borbulhar levemente. Retire a panela do fogo e deixe a baunilha em infusão por 10 minutos.
    2. Enquanto isso, misture numa tigela ou jarra as gemas, o açúcar e a maisena, formando uma pasta lisa.
    3. Retire a fava de baunilha do leite. Se desejar, raspe as sementes e coloque-as no leite para obter um sabor mais forte. Despeje o leite morno na mistura de ovos, mexendo.
    4. Despeje a mistura novamente na panela e cozinhe em fogo bem baixo, mexendo sempre com uma colher de pau, até o creme ficar espesso o suficiente para formar uma camada fina nas costas de uma colher. Não deixe o creme ferver, retirando-o do fogo assim que tiver engrossado. Sirva-o quente ou gelado.

    Dicas e sugestões

    • Se não tiver fava de baunilha, use açúcar vanile ou adicione 1 colher de chá de extrato de baunilha ao creme cozido. • Em vez de aromatizar o creme com baunilha, deixe em infusão no leite quente uma tira de casca de limão ou laranja. Ou acrescente ao leite 2 colheres de chá de café solúvel ou 30 g de chocolate amargo ralado. Outra opção é misturar 1 colher de sopa de licor no creme já cozido. • Para preparar um creme para recheios, aumente o açúcar para 25 g e a maisena para 1½ colher de sopa. Assim, você terá um creme espesso que pode ser usado como recheio de tortas doces. Use-o frio.

    Histórico

    Avaliações (1)

    AmauryIntérpreteLibras
    Avaliado por:
    6

    - Avaliado em: - 25 dez 2015

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas