Massa fresca

    Massa fresca

    8pessoas já guardaram
    1hora15mins


    7 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Receita de massa fresca caseira. Veja no final da receitas as dicas de armazenamento, temperos assim como dicas de cortes para formatos simples de massa.

    Ingredientes
    Rende: 675 g

    • 450 g de farinha de trigo
    • 1 pitada de sal
    • 4 ovos, batidos
    • 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

    Modo de preparo
    Preparo:45mins  ›  Tempo adicional:30mins descansando  ›  Pronto em:1hora15mins 

    1. Peneire a farinha sobre uma superfície de trabalho limpa ou em uma tigela grande. Faça um buraco no centro e acrescente nele o sal, os ovos e o azeite.
    2. Com as mãos, misture gradualmente a farinha com os ovos e o azeite, até formar uma massa firme. Se necessário acrescente algumas gotas de água.
    3. Sove a massa por cerca de 10 minutos ou até ficar lisa e elástica. A massa deve ainda estar firme. Acrescente um pouco mais de farinha de trigo, se ficar muito pegajosa.
    4. Embrulhe a massa em filme ou saco plástico, apertando, e deixe-a descansar por 30 minutos antes de abri-la com o rolo. Não leve à geladeira.
    5. Corte a massa em quatro, pois porções menores são mais fáceis de manusear. Abra a massa bem fino sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo, virando-a para o outro lado e girando-a de vez em quando para evitar que grude, depois corte-a no formato desejado, como lasanha, canelone ou macarrão.
    6. O macarrão e os formatos sem recheio podem ser cozidos imediatamente ou colocados para secar por até 30 minutos antes do cozimento. Se a massa estiver pegajosa, uma boa idéia é deixá-la secar sobre panos de prato limpos. Pendure o macarrão num secador de massa ou jogue um pouco de farinha de trigo por cima e junte-os formando ninhos.

    Cortando formatos simples

    Lasanha Corte retângulos ou quadrados perfeitos de 7,5 a 10 cm de largura ou de acordo com a largura da assadeira. * Canelone Em vez de comprar os tubos, corte retângulos ou quadrados e enrole-os em volta do recheio — prepare os seus canelones pequenos ou grandes, como desejar. * Macarrão Jogue farinha de trigo por cima da massa aberta, dobre-a várias vezes ou enrole-a frouxamente e depois corte em fatias. Fatias finas viram macarrão fino; fatias grossas, macarrão grosso. Experimente todos os tipos de largura, desde bem finos como um espetinho, até grosso como uma régua. Cuidadosamente, desenrole o macarrão com os dedos. * Quadrados e losangos Corte tiras e, depois, sem movê-las, corte-as formando quadrados ou losangos (corte formando um ângulo para fazer as laterais inclinadas).

    Conservando a massa recém-preparada

    Deixe a massa secar por 30 minutos, para evitar que os pedaços grudem uns nos outros, depois coloque-a num saco plástico ou num recipiente tampado na geladeira. Use em 24 horas. Para congelar a massa e conservá-la por mais tempo, espalhe-a sobre uma bandeja coberta com filme plástico e congele até ficar firme. Em seguida, coloque-a em sacos plásticos.

    Temperando as massas

    Pode-se acrescentar cor e sabor às massas usando uma grande variedade de purês e pastas de legumes, como tomates (frescos ou secos), espinafre, beterraba e cenoura. A tinta de lula (encontrada em lojas especializadas) pode tornar a massa negra. Ervas frescas e secas, açafrão, pimenta moída, pasta de azeitonas pretas, alho, mostarda em grãos e especiarias como cominho e curry em pó também podem ser usados para preparar massas interessantes.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas