Linguado clássico

    Linguado clássico

    15pessoas já guardaram
    30mins


    42 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: O linguado é uma delícia, e seu magnífico sabor pode ser totalmente apreciado quando preparado desta maneira. Batatinhas com hortelã fresca e espinafre complementam o mais elegante dos pratos de peixe. O linguado é geralmente vendido sem pele e limpo.

    Ingredientes
    Serve: 4 

    • 4 pequenos filés de linguado, cerca de 225 g cada, limpos e sem pele
    • 750 g de batatinhas, lavadas e escovadas
    • 1 ramo grande de hortelã fresca
    • 40 g de manteiga sem sal
    • Raspas finas e suco de 1 limão grande
    • 450 g de folhas de espinafre sem o talo
    • Noz-moscada ralada na hora (opcional)
    • Sal e pimenta-do-reino
    • Ramos de hortelã fresca para decorar
    • Fatias de limão para servir

    Modo de preparo
    Preparo:20mins  ›  Cozimento: 10mins  ›  Pronto em:30mins 

    1. Preaqueça o forno em temperatura alta. Corte um pedaço de papel-alumínio para cobrir uma asadeira e coloque por cima o peixe.
    2. Numa panela, ponha as batatas, cubra-as com água fervente e acrescente um ramo de hortelã. Cozinhe por cerca de 15 minutos ou até as batatas estarem macias, porém firmes.
    3. Enquanto isso, numa panela pequena, derreta a manteiga e acrescente as raspas e o suco de limão. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Pincele o peixe com a manteiga de limão e asse por 5 a 6 minutos ou até a carne próximo à espinha desfiar facilmente quando espetada com uma faca. Com cuidado, vire o peixe, pincele novamente com a manteiga de limão e asse por mais 5 a 6 minutos.
    4. Enquanto o peixe assa, cozinhe o espinafre no vapor por 2 a 3 minutos ou até murchar. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto.
    5. Escorra as batatas e coloque-as numa travessa aquecida. Adicione bastante pimenta-do-reino, mexa delicadamente e decore com ramos de hortelã. Transfira o peixe para pratos individuais aquecidos e, com uma colher, coloque por cima o caldo do cozimento que, por ventura, tenha restado na grelha. Junte as fatias de limão e sirva, com as batatas e o espinafre.

    Dicas e sugestões

    • Outros peixes achatados mais econômicos, como a solha, também ficam deliciosos grelhados com manteiga de limão. Cozinhe por 4 a 5 minutos de cada lado. Em vez de espinafre, sirva o peixe com brócolis cozidos no vapor por 2 a 3 minutos. • Um purê de batatas macio e cremoso, temperado com ervas, é outro bom acompanhamento para o peixe grelhado. Descasque e corte em pedaços 900 g de batatas e cozinhe-as em água fervente por 15 a 20 minutos ou até ficarem macias. Escorra bem, depois amasse-as até obter uma pasta homogênea. Acrescente 100 ml de leite semidesnatado quente e 15 g de manteiga e bata bem. Tempere a gosto, depois adicione 3 colheres de sopa de ervas frescas picadas — uma combinação de salsa, cebolinha e ligústica é especialmente bom.

    Comer faz bem!

    • O linguado é uma fonte considerável de vitamina B12, que desempenha um papel importante na produção de DNA e RNA, o material genético das células. • Batatinhas cozidas com a casca têm um terço a mais de fibra que as descascadas, e os nutrientes que se encontram logo abaixo da casca ficam preservados.

    Cada porção fornece

    ✓✓✓ A, B1, B6, C, folato, niacina, ferro, potássio, selênio * ✓✓ cálcio * ✓ B2, E, cobre, zinco

    Histórico

    Avaliações (1)

    Avaliado por:
    0

    eu coloquei menos pimenta ficou otimo - 23 fev 2015

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas