Legumes salteados com manjericão

    Legumes salteados com manjericão

    6pessoas já guardaram
    18mins


    5 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Uma frigideira grande e antiaderente é ideal para saltear, o equivalente ocidental ao refogado à moda chinesa, que consiste em cozinhar rapidamente em fogo alto. É um método fantástico para preservar a cor dos legumes e acentuar ao máximo seu sabor. Sirva-os com peixes, aves ou carnes, ou misture-os a uma massa recém-cozida.

    Ingredientes
    Serve: 4 

    • 500 g de brócolis japonês
    • 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
    • 3 ou 4 dentes de alho grandes, cortados em fatias finas (opcionais)
    • 1 pimentão vermelho grande ou 2 pequenos, sem sementes e em pedaços
    • 1 nabo, de cerca de 150 g, cortado em pedaços
    • 1 pitada de açúcar
    • 8 ramos de manjericão fresco, sem os talos; só as folhas, picadinhas
    • Sal

    Modo de preparo
    Preparo:10mins  ›  Cozimento: 8mins  ›  Pronto em:18mins 

    1. Corte os brócolis em pequenos buquês; lave os talos e corte-os em fatias finas. Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente grande e funda ou em uma wok. Junte o alho, se estiver usando, o pimentão, o nabo e as fatias dos talos de brócolis. Polvilhe com o açúcar e com sal a gosto. Cozinhe por 2 a 3 minutos, mexendo com frequência.
    2. Junte os buquês de brócolis e misture. Acrescente 6 colheres de sopa de água para cobrir levemente o fundo da frigideira. Tampe e cozinhe em fogo médio-alto por 3 a 4 minutos. Os brócolis devem ficar macios, mas sem murchar, e bem verdes.
    3. Acrescente o manjericão, mexa e tampe. Deixe no fogo por mais alguns segundos e sirva em seguida.

    Dicas e sugestões

    • Para dar um toque oriental, substitua os nabos por 8 castanhas (ou nozes) d’água em conserva, escorridas e cortadas em quatro ou ao meio, e adicione aos buquês de brócolis 1 colher de chá de gengibre fresco picado e ½ pimenta-malagueta fresca, verde ou vermelha, sem sementes e picada bem fina. Aumente a quantidade de açúcar para 1 a 2 colheres de chá. Ao fim do cozimento, junte 1 colher de sopa de coentro fresco picado com o manjericão.

    Comer faz bem!

    • Este prato contém ingredientes que ajudam a combater o câncer e evitar doenças cardíacas. Os brócolis, do gênero das brássicas, é uma boa fonte dos fitoquímicos chamados de glicosinolatos. O pimentão vermelho é uma rica fonte de betacaroteno, antioxidante que o organismo pode converter em vitamina A. • Além de fibra, o nabo contém niacina e vitamina B6, e é uma fonte surpreendentemente importante de vitamina C.

    Cada porção fornece

    ✓✓✓ A, C * ✓✓ E, folato * ✓ niacina, ferro

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas