Koulibiac de salmão

    Koulibiac de salmão

    5pessoas já guardaram
    3horas30mins


    Seja o primeiro a fazer essa receita!

    Sobre a receita: Esta tradicional receita da Rússia é preparada com salmão cozido, arroz e cogumelos. Como todo o preparo pode ser feito com antecedência, o koulibiac é ideal para jantares festivos. Como acompanhamento, requer apenas alguns legumes cozidos no vapor.

    Ingredientes
    Serve: 6 porções

    • 400 g de filé de salmão
    • 3 colheres (sopa) de vinho branco seco
    • 1 folha de louro
    • 6 grãos de pimenta-do-reino
    • 30 g de manteiga
    • 2 cebolas, bem picadas
    • 200 g de champignons, cortados em fatias finas
    • 200 g de arroz basmati
    • 2 colheres (sopa) de endro fresco, bem picado
    • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
    • 7 folhas de massa filo, cerca de 200 g no total
    • 1 ovo, batido
    • Sal e pimenta-do-reino
    • Fatias de limão para servir

    Modo de preparo
    Preparo:50mins  ›  Cozimento: 40mins  ›  Tempo adicional:2horas na geladeira  ›  Pronto em:3horas30mins 

    1. Ponha o salmão numa panela que não seja de alumínio, com o vinho, o louro e os grãos de pimenta-do-reino. Adicione água fria o suficiente para cobrir o peixe. Coloque a panela em fogo moderado e deixe ferver. Reduza a chama, para que o líquido ferva em fogo baixo, tampe a panela e cozinhe por 10 minutos. Retire a panela do fogo e deixe o peixe esfriar no líquido em que cozinhou.
    2. Enquanto isso, derreta 15 g da manteiga numa frigideira grande. Acrescente as cebolas e mexa bem, depois tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 8 a 10 minutos ou até ficarem bem macias e translúcidas. Adicione os cogumelos e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Aumente o fogo e cozinhe com a panela destampada, mexendo constantemente, por 5 minutos ou até os cogumelos ficarem cozidos. Retire a panela do fogo e deixe esfriar.
    3. Lave o arroz e cozinhe-o numa panela com água fervente por 10 a 12 minutos, ou segundo as instruções da embalagem, até ficar macio. Escorra o arroz e coloque-o numa travessa grande ou bandeja para esfriar.
    4. Escorra o salmão já frio e desfie a carne, descartando a pele e as espinhas, se houver. Delicadamente, misture o arroz com a mistura de cogumelos. Acrescente o endro picado e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
    5. Numa panela pequena, derreta os 15 g restantes da manteiga com o azeite. Arrume 3 folhas de massa, sobrepondo uma a outra, num tabuleiro ligeiramente untado, formando um quadrado de 40 cm, pincelando cada uma delas com a mistura de óleo e manteiga. Por cima, disponha mais 3 folhas, pincelando-as com a manteiga e o azeite.
    6. Com uma colher, coloque metade da mistura de arroz bem no centro da massa, formando um retângulo de cerca de 30 x 17 cm. Por cima, coloque o salmão desfiado. Ponha o restante do arroz sobre o peixe, formando um monte. Pincele levemente as extremidades da massa com o ovo batido, depois enrole-a sobre o recheio, de modo a envolvê-lo por completo. Pincele a última folha de massa com o restante da mistura de manteiga e azeite, depois corte-a em quartos. Amasse levemente cada um desses pedaços e prenda-os no topo do koulibiac com um pouco de ovo batido, para decorar. Cubra e leve à geladeira por até 4 horas até o momento de cozinhar.
    7. Quando estiver pronto para assar, preaqueça o forno a 200ºC. Pincele levemente o koubiliac com ovo batido para dourar, depois asse-o por 35 a 40 minutos ou até ficar dourado e o interior bem quente (verifique com um palito). Transfira o koulibiac para uma travessa e adicione fatias de limão. Corte em fatias para servir.

    Dicas e sugestões

    • Para preparar um koulibiac de hadoque defumado, substitua o salmão por 400 g de filé de hadoque defumado. Cozinhe o peixe como na receita principal, porém substitua a água por leite semidesnatado. Na etapa 2, em vez de cogumelos, use 125 g de petit pois congelados às cebolas amolecidas e cozinhe por 1 minuto. Use salsa picada no lugar do endro e acrescente 1 ovo cozido picado à mistura de arroz e petit pois na etapa 4.

    Comer faz bem!

    • Os grãos de pimenta-do-reino são os frutos secos de uma trepadeira tropical nativa da Índia. São colhidos quando verdes e fermentados ao sol antes do processo de secagem. Os fitoterapeutas acreditam que a pimenta-do-reino tem um efeito estimulante no sistema digestivo. • A massa filo é uma alternativa magra à massa folhada ou massa podre. Em 100 g de massa filo, há 2 g de gorduras e 275 kcal; o mesmo peso de massa podre contém 29 g de gordura e 449 kcal.

    Cada porção fornece

    ✓✓✓ B1, B6, B12, niacina * ✓✓ E, cobre, selênio * ✓ B2, folato, ferro, potássio, zinco

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas