Modo de preparo
Preparo:10mins ›
Cozimento: 20mins ›
Pronto em:30mins
- Aqueça o azeite numa frigideira ou panela grande. Acrescente a cebola, o alho e a carne de porco e cozinhe em fogo alto por cerca de 3 minutos ou até a carne mudar de cor, tornando-se firme, e as cebolas ficarem levemente macias. Enquanto isso, misture a farinha de trigo a 4 colheres de sopa do suco do tomate em lata para formar uma pasta homogênea; reserve.
- Adicione à panela o vermute, a páprica, a alcaravia e o açúcar, e mexa. Em seguida, junte os tomates e o restante de seu suco, desfazendo-os enquanto mexe a panela. Acrescente o cubo de caldo e a pasta de farinha de trigo e suco de tomate. Deixe ferver, mexendo, e cozinhe até engrossar.
- Acrescente o pimentão verde e o repolho roxo, mexendo até os legumes ficarem totalmente cobertos pelo molho. Baixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até a carne estar cozida e os legumes macios porém firmes e um pouco crocantes.
- Prove o gulache e tempere com sal e pimenta-do-reino, se necessário. Transfira-o com uma concha para tigelinhas de servir e, em cima de cada uma, ponha uma colherada de iogurte natural de consistência firme e salpique páprica. Decore com cebolinha e sirva.
Comer faz bem!
• Várias pesquisas demonstraram que o consumo regular de alho pode reduzir o risco de infarto e derrame por afinar o sangue, deixando-o menos propenso à formação de coágulos. O alho também pode ajudar a controlar a pressão arterial alta. • Como o repolho roxo é cozido neste prato, a vitamina C desse legume se conserva no molho. Acredita-se que o repolho ofereça certa proteção contra o câncer.
Cada porção fornece
✓✓✓ B12, C * ✓✓ B1, B6 * ✓ folato, niacina, ferro, selênio, zinco