Fritada de batata, milho e pimentão

    Fritada de batata, milho e pimentão

    8pessoas já guardaram
    30mins


    Seja o primeiro a fazer essa receita!

    Sobre a receita: Esta deliciosa fritada pode ser servida quente ou fria, com salada, no brunch, no almoço ou no jantar. Pode ainda ser guardada na geladeira de um dia para o outro, mas retire-a cerca de 30 minutos antes de servir, pois é mais gostosa à temperatura ambiente.

    Ingredientes
    Serve: 4 

    • 670 g de batatas, descascadas, cortadas em quatro no sentido do comprimento e depois finamente fatiadas
    • 1 pimentão vermelho, amarelo ou laranja, sem sementes e picado
    • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
    • 1 cebola, cortada ao meio e depois em fatias finas
    • 250 g de milho verde congelado, à temperatura ambiente
    • 6 ovos
    • 4 colheres (sopa) de salsinha, bem picadinha
    • Sal e pimenta-do-reino

    Modo de preparo
    Preparo:10mins  ›  Cozimento: 20mins  ›  Pronto em:30mins 

    1. Coloque as batatas em uma panela, cubra-as com água fervente e deixe voltar a ferver. Abaixe o fogo e adicione os pimentões picados. Cozinhe em fogo baixo por 3 minutos ou até que as batatas comecem a amaciar. Escorra bem, tampe e mantenha quente.
    2. Aqueça uma frigideira antiaderente de 25 cm de diâmetro em fogo alto. Adicione o azeite e espalhe-o girando a frigideira. Quando estiver quente, abaixe o fogo para moderado, junte a cebola e frite, mexendo com frequência, por 3 minutos ou até que esteja macia.
    3. Acrescente as batatas, o pimentão picado e o milho, e continue a fritar por cerca de 8 minutos, mexendo e virando os legumes, até que as batatas estejam macias. Retire do fogo.
    4. Em uma tigela grande, bata os ovos com a salsinha e tempere a gosto. Use uma escumadeira para acrescentar os legumes aos ovos, misturando bem. (Se os legumes tiverem grudado um pouco no fundo da frigideira, limpe-a e seque-a bem antes de aquecê-la com 1 colher de sopa de azeite adicional; no entanto, isso não deve ser necessário com uma panela antiaderente de boa qualidade.)
    5. Volte a frigideira ao fogo moderado com o azeite que sobrou do preparo dos legumes. Quando estiver quente, coloque a mistura de ovos batidos e legumes, espalhando-os pela panela. Cozinhe a omelete, sacudindo a frigideira com frequência, por 3 a 4 minutos ou até que as beiradas estejam firmes e o centro comece a parecer cozido.
    6. Enquanto isso, preaqueça o forno na temperatura mais alta. Coloque a fritada no forno por cerca de 2 minutos ou até que os ovos comecem a firmar. Espete o centro da mistura com uma faca para verificar se está cozida.
    7. Retire a frigideira do forno, deixe a fritada descansar por 2 minutos e em seguida deslize-a para um prato. Sirva quente ou à temperatura ambiente, cortada em fatias.

    Dicas e sugestões

    • Faça como os bares da Espanha e sirva a fritada à temperatura ambiente, cortada em pedaços, como uma alternativa a salgadinhos fritos, cheios de sal e gordura, para acompanhar os drinques.

    Comer faz bem!

    • O milho verde é uma boa fonte de fibras alimentares — importante para manter o aparelho digestivo em ordem —, além de oferecer vitaminas A, C e folato. Embora algumas vitaminas se percam no milho em conserva, elas são preservadas no milho congelado. • Batatas e pimentões fornecem vitamina C a este prato. Além disso, as batatas oferecem carboidratos complexos, que devem ser responsáveis por pelo menos metade da ingestão calórica diária em uma alimentação saudável.

    Cada porção fornece

    ✓✓✓ C * ✓✓ B1, B6, B12, E, ferro * ✓ A, B2, niacina, cobre, potássio, selênio, zinco

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas