Fritada de batata, milho e pimentão

    30 min

    Esta deliciosa fritada pode ser servida quente ou fria, com salada, no brunch, no almoço ou no jantar. Pode ainda ser guardada na geladeira de um dia para o outro, mas retire-a cerca de 30 minutos antes de servir, pois é mais gostosa à temperatura ambiente.


    2 pessoas fizeram essa receita

    Ingredientes
    Serve: 4 

    • 670 g de batatas, descascadas, cortadas em quatro no sentido do comprimento e depois finamente fatiadas
    • 1 pimentão vermelho, amarelo ou laranja, sem sementes e picado
    • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
    • 1 cebola, cortada ao meio e depois em fatias finas
    • 250 g de milho verde congelado, à temperatura ambiente
    • 6 ovos
    • 4 colheres (sopa) de salsinha, bem picadinha
    • Sal e pimenta-do-reino

    Modo de preparo
    Preparo:10mins  ›  Cozimento: 20mins  ›  Pronto em:30mins 

    1. Coloque as batatas em uma panela, cubra-as com água fervente e deixe voltar a ferver. Abaixe o fogo e adicione os pimentões picados. Cozinhe em fogo baixo por 3 minutos ou até que as batatas comecem a amaciar. Escorra bem, tampe e mantenha quente.
    2. Aqueça uma frigideira antiaderente de 25 cm de diâmetro em fogo alto. Adicione o azeite e espalhe-o girando a frigideira. Quando estiver quente, abaixe o fogo para moderado, junte a cebola e frite, mexendo com frequência, por 3 minutos ou até que esteja macia.
    3. Acrescente as batatas, o pimentão picado e o milho, e continue a fritar por cerca de 8 minutos, mexendo e virando os legumes, até que as batatas estejam macias. Retire do fogo.
    4. Em uma tigela grande, bata os ovos com a salsinha e tempere a gosto. Use uma escumadeira para acrescentar os legumes aos ovos, misturando bem. (Se os legumes tiverem grudado um pouco no fundo da frigideira, limpe-a e seque-a bem antes de aquecê-la com 1 colher de sopa de azeite adicional; no entanto, isso não deve ser necessário com uma panela antiaderente de boa qualidade.)
    5. Volte a frigideira ao fogo moderado com o azeite que sobrou do preparo dos legumes. Quando estiver quente, coloque a mistura de ovos batidos e legumes, espalhando-os pela panela. Cozinhe a omelete, sacudindo a frigideira com frequência, por 3 a 4 minutos ou até que as beiradas estejam firmes e o centro comece a parecer cozido.
    6. Enquanto isso, preaqueça o forno na temperatura mais alta. Coloque a fritada no forno por cerca de 2 minutos ou até que os ovos comecem a firmar. Espete o centro da mistura com uma faca para verificar se está cozida.
    7. Retire a frigideira do forno, deixe a fritada descansar por 2 minutos e em seguida deslize-a para um prato. Sirva quente ou à temperatura ambiente, cortada em fatias.

    Dicas e sugestões

    • Faça como os bares da Espanha e sirva a fritada à temperatura ambiente, cortada em pedaços, como uma alternativa a salgadinhos fritos, cheios de sal e gordura, para acompanhar os drinques.

    Comer faz bem!

    • O milho verde é uma boa fonte de fibras alimentares — importante para manter o aparelho digestivo em ordem —, além de oferecer vitaminas A, C e folato. Embora algumas vitaminas se percam no milho em conserva, elas são preservadas no milho congelado. • Batatas e pimentões fornecem vitamina C a este prato. Além disso, as batatas oferecem carboidratos complexos, que devem ser responsáveis por pelo menos metade da ingestão calórica diária em uma alimentação saudável.

    Cada porção fornece

    ✓✓✓ C * ✓✓ B1, B6, B12, E, ferro * ✓ A, B2, niacina, cobre, potássio, selênio, zinco

    Histórico

    Notas e avaliações
    Nota em nossos sites globais
    (0)

    Avaliações em português: (0)