Focaccia e funcho com sardinhas

    30 min

    Baseado na clássica salada de pão toscana Panzanella, este prato combina sardinhas em lata com pedaços de pão de ervas italiano umedecido com suco de tomate fresco. O funcho fresco, as favas, a rúcula picante e as alcaparras trazem seus sabores, acompanhando perfeitamente o peixe.


    Seja o primeiro a fazer essa receita!

    Ingredientes
    Serve: 4 

    • 170 g de favas congeladas
    • 2 latas de sardinhas em óleo, com cerca de 120 g cada uma, escorridas
    • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
    • 2 colheres (chá) de suco de limão
    • 1 cebola pequena, cortada ao meio e em fatias finas
    • 2 colheres (sopa) de alcaparras escorridas
    • 1 bulbo de funcho (pé de erva-doce)
    • 3 tomates grandes ou 4 médios, maduros, cerca de 750 g no total
    • 1 focaccia ou pão ciabatta, com ervas, cerca de 280 g, partido em pedaços de 2,5 cm
    • 100 g de rúcula

    Modo de preparo
    Preparo:30mins  ›  Pronto em:30mins 

    1. Cozinhe as favas em água fervente por 5 a 6 minutos. Enquanto isso, abra cada sardinha ao meio, no sentido longitudinal. Escorra as favas e resfrie-as sob água fria corrente. Reserve.
    2. Numa saladeira, bata o azeite com o suco de limão. Junte a cebola e as alcaparras.
    3. Corte as folhas do funcho e pique-as fino. Corte o bulbo ao meio, no sentido longitudinal, e depois em fatias finas. Adicione as fatias e as folhas à saladeira e misture, para envolver no molho.
    4. Corte os tomates em quatro. Retire as sementes e passe-as por uma peneira, sobre uma tigela grande. Pressione com as costas de uma colher para extrair o suco — você deve obter cerca de 150 ml. Jogue fora as sementes. Corte os pedaços de tomate em gomos finos.
    5. Acrescente os pedaços de pão à tigela e misture com o suco de tomate para umedecê-los. Transfira para a saladeira. Junte as sardinhas e as favas, o tomate em gomos e a rúcula. Misture delicadamente para envolver tudo no molho, com cuidado para não partir muito as sardinhas. Sirva imediatamente.

    Dicas e sugestões

    • Se não encontrar a focaccia ou o pão ciabatta com ervas, use a versão comum e acrescente ao molho 2 colheres de sopa de ervas frescas picadas, como manjericão ou endro.

    Comer faz bem!

    • Procure comer peixes gordurosos, como a sardinha, pelo menos duas vezes por semana, pois eles fornecem ácidos graxos essenciais que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas. As espinhas das sardinhas enlatadas amolecem e se tornam comestíveis, sendo uma boa fonte de cálcio. • As cebolas vêm sendo cultivadas desde pelo menos 3000 a.C., e ao longo da história têm sido valorizadas não só pelo sabor, mas também por suas propriedades medicinais. Nos tempos medievais, eram penduradas em réstias nas portas, como proteção contra a peste. A cebola é rica num tipo de fibra alimentar chamada frutooligossacarídeo (FOS), que estimula o crescimento de bactérias benéficas no intestino ao mesmo tempo que inibe o desenvolvimento das bactérias nocivas. Estudos sugerem que o FOS também ajuda a proteger contra doenças cardíacas e câncer.

    Cada porção fornece

    ✓✓✓ A, B1, B6, B12, C, E, folato, niacina, cálcio, selênio * ✓✓ fibra, ferro, potássio, zinco * ✓ B2

    Histórico

    Notas e avaliações
    Nota em nossos sites globais
    (0)

    Avaliações em português: (0)