Focaccia e funcho com sardinhas

    Focaccia e funcho com sardinhas

    2pessoas já guardaram
    30mins


    Seja o primeiro a fazer essa receita!

    Sobre a receita: Baseado na clássica salada de pão toscana Panzanella, este prato combina sardinhas em lata com pedaços de pão de ervas italiano umedecido com suco de tomate fresco. O funcho fresco, as favas, a rúcula picante e as alcaparras trazem seus sabores, acompanhando perfeitamente o peixe.

    Ingredientes
    Serve: 4 

    • 170 g de favas congeladas
    • 2 latas de sardinhas em óleo, com cerca de 120 g cada uma, escorridas
    • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
    • 2 colheres (chá) de suco de limão
    • 1 cebola pequena, cortada ao meio e em fatias finas
    • 2 colheres (sopa) de alcaparras escorridas
    • 1 bulbo de funcho (pé de erva-doce)
    • 3 tomates grandes ou 4 médios, maduros, cerca de 750 g no total
    • 1 focaccia ou pão ciabatta, com ervas, cerca de 280 g, partido em pedaços de 2,5 cm
    • 100 g de rúcula

    Modo de preparo
    Preparo:30mins  ›  Pronto em:30mins 

    1. Cozinhe as favas em água fervente por 5 a 6 minutos. Enquanto isso, abra cada sardinha ao meio, no sentido longitudinal. Escorra as favas e resfrie-as sob água fria corrente. Reserve.
    2. Numa saladeira, bata o azeite com o suco de limão. Junte a cebola e as alcaparras.
    3. Corte as folhas do funcho e pique-as fino. Corte o bulbo ao meio, no sentido longitudinal, e depois em fatias finas. Adicione as fatias e as folhas à saladeira e misture, para envolver no molho.
    4. Corte os tomates em quatro. Retire as sementes e passe-as por uma peneira, sobre uma tigela grande. Pressione com as costas de uma colher para extrair o suco — você deve obter cerca de 150 ml. Jogue fora as sementes. Corte os pedaços de tomate em gomos finos.
    5. Acrescente os pedaços de pão à tigela e misture com o suco de tomate para umedecê-los. Transfira para a saladeira. Junte as sardinhas e as favas, o tomate em gomos e a rúcula. Misture delicadamente para envolver tudo no molho, com cuidado para não partir muito as sardinhas. Sirva imediatamente.

    Dicas e sugestões

    • Se não encontrar a focaccia ou o pão ciabatta com ervas, use a versão comum e acrescente ao molho 2 colheres de sopa de ervas frescas picadas, como manjericão ou endro.

    Comer faz bem!

    • Procure comer peixes gordurosos, como a sardinha, pelo menos duas vezes por semana, pois eles fornecem ácidos graxos essenciais que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas. As espinhas das sardinhas enlatadas amolecem e se tornam comestíveis, sendo uma boa fonte de cálcio. • As cebolas vêm sendo cultivadas desde pelo menos 3000 a.C., e ao longo da história têm sido valorizadas não só pelo sabor, mas também por suas propriedades medicinais. Nos tempos medievais, eram penduradas em réstias nas portas, como proteção contra a peste. A cebola é rica num tipo de fibra alimentar chamada frutooligossacarídeo (FOS), que estimula o crescimento de bactérias benéficas no intestino ao mesmo tempo que inibe o desenvolvimento das bactérias nocivas. Estudos sugerem que o FOS também ajuda a proteger contra doenças cardíacas e câncer.

    Cada porção fornece

    ✓✓✓ A, B1, B6, B12, C, E, folato, niacina, cálcio, selênio * ✓✓ fibra, ferro, potássio, zinco * ✓ B2

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas