Flã de banana e canela

    Flã de banana e canela

    5pessoas já guardaram
    9mins


    Seja o primeiro a fazer essa receita!

    Sobre a receita: Qualquer fruta — fresca, em conserva ou congelada — pode ser usada nesta versão simplificada de crème brûlée. Acrescenta-se à sobremesa o iogurte natural de consistência firme, uma alternativa de baixa caloria ao creme de leite pasteurizado, e depois salpica-se açúcar demerara, levando ao forno para gratinar.

    Ingredientes
    Serve: 4 

    • 4 bananas
    • ¼ de colher (chá) de canela em pó
    • 300 g de iogurte natural de consistência firme
    • 4 colheres (sopa) de açúcar demerara

    Modo de preparo
    Preparo:8mins  ›  Cozimento: 1min  ›  Pronto em:9mins 

    1. Preaqueça o forno. Descasque as bananas e corte cada uma delas em aproximadamente 16 pedaços. Divida-os entre quatro tigelinhas refratárias com capacidade para 250 ml e polvilhe a canela em pó. Com uma colher, espalhe o iogurte sobre os pedaços de banana, de forma a cobri-los completamente. Polvilhe 1 colher de sopa de açúcar igualmente sobre cada sobremesa.
    2. Arrume as tigelinhas num tabuleiro e coloque-o no forno. Asse por cerca de 1 minuto ou até o açúcar derreter, misturando-se ao iogurte. Vigie para certificar-se de que não vai queimar. Tire do forno e deixe esfriar por alguns minutos antes de servir.

    Dicas e sugestões

    • Para preparar uma sobremesa com baixo teor de gordura, use iogurte natural de consistência firme com 0% de gordura. • Em vez de iogurte, pode-se usar requeijão light ou creme de leite fresco. • Experimente pêssegos ou nectarinas cortados, ou uma salada de frutas preparada do mesmo modo. Ameixa, cassis ou groselha também podem ser usados, mas essas frutas ficam melhores se cozidas ligeiramente em um pouco de água, para que amoleçam, e depois resfriadas antes de se colocar a cobertura de iogurte. • Use 200 g de framboesas frescas para preparar uma sobremesa crocante. Em uma frigideira, torre 2 colheres de sopa de aveia em fogo moderadamente alto por 2 a 3 minutos, cuidando para não queimar. Misture-a ao iogurte, acrescentando 2 colheres de sopa de mel claro. Espalhe sobre as framboesas e polvilhe 25 g de amêndoas em lâminas tostadas.

    Cada porção fornece

    ✓ B6, B12

    Comer faz bem!

    • A banana é uma grande fonte de energia e uma das frutas mais ricas em potássio, mineral de que precisamos para manter um equilíbrio hídrico estável no organismo. Além de carboidrato puro, as bananas também fornecem fibras e boa quantidade das vitaminas B6 e C, de magnésio e de ferro. * • O iogurte é uma fonte muito útil de cálcio e fósforo, para ossos e dentes saudáveis, assim como da vitamina B2, necessária para liberar a energia dos alimentos, e B12, essencial para a saúde do sistema nervoso. O iogurte ainda ajuda a regular a flora bacteriana intestinal, o que pode prevenir o câncer de cólon.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas