Figos-da-índia e carambolas com calda de caramelo

    Figos-da-índia e carambolas com calda de caramelo

    2pessoas já guardaram
    40mins


    Seja o primeiro a fazer essa receita!

    Sobre a receita: Trata-se de uma salada de frutas diferente e elegante, feita com carambolas, uchuvas banhadas em chocolate e figos-da-índia.

    Ingredientes
    Serve: 4 

    • 100 g de chocolate meio amargo
    • 100 g de uchuvas (físalis)
    • 50 g de açúcar
    • 1 colher (sopa) de suco de limão
    • 150 g de creme de leite fresco
    • 4 figos-da-índia
    • 4 carambolas
    • 2 colheres (sopa) de suco de limão
    • 1 colher (chá) de açúcar de confeiteiro
    • Açúcar de confeiteiro para polvilhar

    Modo de preparo
    Preparo:40mins  ›  Pronto em:40mins 

    1. Parta o chocolate em pedaços e derreta em banho-maria. Com cuidado, faça um leve corte nas uchuvas. Mergulhe-as pela metade no chocolate derretido, coloque-as sobre um pedaço de papel-manteiga e deixe o chocolate endurecer.
    2. Para a calda de caramelo, aqueça numa panela o açúcar com 3 colheres (sopa) de água e o suco de limão. Ferva até o açúcar ficar marrom-dourado.
    3. Tire a panela do fogo e misture o creme de leite fresco ao açúcar caramelizado. Tome cuidado, pois a mistura espirra. Em seguida transfira a calda para uma tigela e deixe esfriar.
    4. Descasque delicadamente os figos-da-índia (atenção: podem ficar espinhos na casca) e corte a polpa em fatias finas. Lave as carambolas, seque-as com uma toalha e fatie-as também. Arrume as frutas numa travessa.
    5. Misture o suco de limão com o açúcar de confeiteiro e regue as frutas com a mistura. Polvilhe tudo com açúcar de confeiteiro. Despeje a calda de caramelo por cima das frutas e enfeite a salada com as uchuvas com cobertura de chocolate.

    Figo-da-índia

    São Paulo já produz esta fruta exótica, que pode ser encontrada em grandes supermercados e mercados hortifrutigranjeiros. Pode-se comprá-las ainda verdes e sem manchas e deixar que amadureçam em casa. Ao descascá-las, segure-as com papel-toalha duplo ou com luvas, pois a casca é revestida de espinhos finos. Outra sugestão é espetar a fruta com um garfo e deixar os espinhos chamuscarem no fogão. Antes de descascá-las, apare as extremidades e puxe delicadamente a casca ao redor.

    Dica prática:

    Pode-se servir as frutinhas sem a cobertura de chocolate e enfeitar a sobremesa com raspas de chocolate.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas