Modo de preparo
Preparo:1hora ›
Pronto em:1hora
- Preaqueça o forno a 200ºC. Ponha o alho e o azeite numa tigela pequena e deixe em infusão enquanto o forno esquenta. Coloque os ramos de alecrim num tabuleiro.
- Enquanto isso, para o cuscuz, ponha o caldo e o açafrão numa panela. Deixe ferver, tampe a panela, retire-a do fogo e deixe em infusão.
- Com as mãos, passe um pouco do azeite temperado com alho sobre os pedaços de pimentão e de abobrinha. Ponha os pimentões no tabuleiro sobre o alecrim e asse por 10 minutos. Depois acrescente as abobrinhas e continue assando por mais 20 a 25 minutos, virando os legumes uma ou duas vezes, até que fiquem macios e levemente escurecidos.
- Despeje o restante de azeite com alho numa tigela grande. Misture com o suco de limão, o molho de pimenta e temperos a gosto para fazer o molho.
- Assim que os legumes estiverem cozidos, transfira-os para a tigela do molho e acrescente o tomate. Mexa para envolver os legumes no molho e deixe esfriar.
- Ferva o caldo de açafrão. Acrescente o cuscuz, o louro e as passas. Mexa bem, tampe a panela e retire-a do fogo. Deixe repousar por 5 minutos.
- Adicione a manteiga ao cuscuz e coloque-o sobre fogo moderado. Cozinhe por 1 a 2 minutos, afofando com um garfo para separar os grãos. Retire a folha de louro. Junte o alho-poró e tempere a gosto. Deixe o cuscuz esfriar até ficar morno, ou deixe esfriar completamente, se preferir.
- Ponha o cuscuz numa travessa. Coloque por cima os legumes e o molho que restar na tigela, espalhe as ervas picadas e sirva. O acompanhamento ideal é pão árabe levemente grelhado, cortado em tiras.
Dicas e sugestões
• Para um prato mais nutritivo, acrescente aos legumes quentes 1 lata de grão-de-bico ou de feijão-branco, cerca de 400 g, escorrido e lavado.
Comer faz bem!
• O cuscuz é pobre em gordura e rico em carboidrato e fibra. Combinando-se o cuscuz com deliciosos legumes assados, obtém-se um prato pouco calórico, que pode ser uma alternativa ao arroz branco. • Em termos de peso, o pimentão contém mais que o dobro de vitamina C que a laranja. Embora parte da vitamina C seja destruída no cozimento, ainda se mantêm quantidades consideráveis.
Cada porção fornece
✓✓✓ A, C * ✓ B1, B6, cobre, potássio