Cogumelos com ovos de codorna

    Cogumelos com ovos de codorna

    1pessoa já guardou
    45mins


    Seja o primeiro a fazer essa receita!

    Sobre a receita: Muitos cogumelos “selvagens” agora são cultivados e podem ser encontrados com facilidade. Aqui, os saborosos shiitakes são cozidos com girolles e hiratakes delicados, e depois combinados com ervas e ovos de codorna. Experimente esta entrada deliciosa com pão quente.

    Ingredientes
    Rende: 4 porções

    • 2 cebolinhas-brancas (chalotas), cortadas em rodelas finas (ou use 1 cebola roxa pequena)
    • 1 dente de alho, amassado
    • 1 colher (chá) de semente de coentro em grãos, amassado
    • 1 folha de louro
    • 200 ml de caldo de legumes
    • 115 g de cogumelos shiitake
    • 115 g de cogumelos hiratake
    • 115 g de cogumelos girolle
    • 2 colheres (sopa) de vinho marsala ou xerez médio
    • 1 alho-poró médio, cortado em tiras de 2,5 cm de comprimento
    • 1 colher (sopa) de óleo de trufas ou nozes
    • 1 colher (chá) de suco de limão
    • 12 ovos de codorna
    • 1 molho de almeirão, separado em folhas
    • 85 g de ervas frescas sortidas para saladas, como erva-doce, rúcula, azedinha e salsinha
    • Pimenta-do-reino

    Modo de preparo
    Preparo:15mins  ›  Cozimento: 30mins  ›  Pronto em:45mins 

    1. Coloque a cebolinha-branca, o alho, o coentro e a folha de louro numa panela grande. Adicione o caldo, deixe levantar fervura, tampe e deixe ferver em fogo baixo por 10 minutos.
    2. Enquanto isso, corte o shiitake em fatias grossas e parta o girolle e o hiratake em pedaços menores, deixando os pequenos inteiros.
    3. Adicione o marsala, ou o xerez, e o shiitake ao caldo. Ferva em fogo baixo, sem tampar, por cerca de 3 minutos. Acrescente o girolle e o hiratake, e cozinhe por mais 1 a 2 minutos, ou até amaciarem.
    4. Com uma escumadeira, retire os cogumelos e qualquer pedacinho de cebolinha-branca ou coentro preso a eles e transfira para uma saladeira.
    5. Adicione o alho-poró ao caldo e cozinhe por 3 a 4 minutos ou até amaciar. Retire-o com uma escumadeira e junte aos cogumelos.
    6. Ferva o caldo em fogo alto por cerca de 5 minutos ou até que esteja reduzido a 5 colheres de sopa e com consistência de xarope. Coe o líquido numa peneira bem fina (para remover qualquer grãozinho restante) e passe para um recipiente. Acrescente o azeite, o suco de limão e a pimenta- do-reino a gosto e misture. Regue os cogumelos e o alho-poró com 3 colheres de sopa desse molho e misture delicadamente. Deixe esfriar.
    7. Enquanto isso, cozinhe os ovos de codorna em água fervente por 1 a 2 minutos, dependendo do ponto de cozimento que você preferir. Mergulhe-os em água fria e descasque-os.
    8. Coloque as folhas de alface e as ervas numa saladeira. Regue com o restante do molho e misture bem. Distribua as folhas por 4 pratos e ao lado delas arrume a mistura de cogumelos. Corte os ovos de codorna ao meio e coloque 6 metades em cada prato. Sirva imediatamente.

    Comer faz bem!

    • Existem mais de 2,500 variedades de cogumelos cultivados em todo o mundo, e muitos supermercados oferecem algumas variedades bem exóticas, como porcini, girolle, hiratake e shiitake. Todas são pobres em gorduras e calorias, mas fornecem quantidades razoáveis de niacina, B6 e folato. Também são boa fonte de cobre, que auxilia na absorção do ferro e do potássio, e portanto ajuda a regular a pressão arterial.

    Dicas e sugestões

    • Para uma deliciosa salada marinada de funcho e cogumelos, corte em gomos grossos 140 g de cogumelos portobello ou maitake e coloque numa tigela com 140 g de champignons inteiros, um bulbo de funcho cortado em fatias finas e 2 folhas de louro. Amasse um dente de alho num pilão. Misture com 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem, 1 colher de sopa de óleo de nozes, 2 colheres de chá de vinagre de vinho branco, 1 colher de sopa de gim, sal e pimenta-do-reino a gosto. Regue os cogumelos e o funcho com esse molho e misture. Tampe e deixe marinar na geladeira por 2 horas. Retire da geladeira e descarte as folhas de louro. Coloque 30 g de rúcula num liquidificador com 75 ml de azeite de oliva extravirgem e bata até obter uma mistura homogênea. Passe por uma peneira fina – deve ter uma cor verde vibrante. Regue os cogumelos com 1 colher de sopa desse azeite de rúcula e salpique com croûtons (veja Salada Caesar com frango, em Dicas e sugestões, página 39). Sirva com pão ciabatta quente. Guarde o restante do azeite de rúcula, num vidro com tampa de rosca, na geladeira por até 2 semanas. Use-o em saladas de frango, peixe ou tomate.

    Cada porção fornece

    ✓✓✓ B1, B2, B6, C, E, niacina * ✓✓ A, folato, cobre, ferro * ✓ cálcio, potássio

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas