Modo de preparo
Preparo:1hora ›
Cozimento: 3horas ›
Pronto em:4horas
- Preaqueça o forno a 160ºC. Aqueça o azeite numa caçarola grande refratária. Coloque a carne e doure-a em fogo moderadamente alto por 6 a 8 minutos ou até que ela tenha ganhado bastante cor dos dois lados. Coloque a carne em um prato.
- Ajuste a chama para fogo moderado. Coloque as cebolas, o aipo e o alho e cozinhe, mexendo sempre, por cerca de 3 minutos ou até as cebolas começarem a ficar macias. Junte o vinho e deixe borbulhar por cerca de 1 minuto, depois acrescente os tomates com o suco e a cenoura ralada. Cozinhe por mais 2 minutos.
- Leve a carne novamente à panela com um pouco do caldo que tiver escorrido no prato e o tomilho picado. Ponha um pedaço de papel-alumínio ou impermeável por cima da carne, virando dos lados para que não toque no líquido, depois cubra a panela com uma tampa de encaixe perfeito. Transfira a caçarola para o forno e asse por 2½ horas.
- Cerca de 20 minutos antes do fim do tempo de cozimento, ponha o caldo para ferver numa panela funda com tampa. Acrescente as batatas, o nabo e a cenoura em fatias. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando por 12 a 15 minutos ou até os legumes começarem a ficar macios.
- Enquanto isso, retire a carne da caçarola e reserve. Remova a gordura, se houver, do líquido de cozimento, e bata-o no liquidificador ou no processador de alimentos com os legumes da caçarola, até obter uma pasta homogênea. Tempere a gosto.
- Escorra as batatas e as outras raízes, reservando o líquido do cozimento. Faça uma camada de legumes na caçarola, ponha a carne por cima e adicione as raízes restantes e o líquido do cozimento. Despeje por cima o molho batido. Tampe a caçarola e leve-a novamente ao forno para cozinhar por 20 minutos ou até as raízes ficarem macias.
- Coloque a carne sobre uma tábua, cubra-a e deixe descansar por 10 minutos. Mantenha os legumes e o molho aquecidos em forno baixo.
- Fatie a carne e arrume-a em pratos aquecidos com os legumes e o molho. Salpique a salsa e sirva em seguida.
Comer faz bem!
• O nabo faz parte da família das crucíferas e é uma fonte considerável de vitamina C, potássio e fibras. • Uma batata recém-colhida pode conter até dez vezes mais vitamina C que outra que esteja armazenada.
Dicas e sugestões
• Em vez de acém, você pode usar peito ou pá; ou ainda chã-de-dentro ou filé. • As sobras de carne podem ser picadas ou cortadas em tiras e misturadas ao molho e/ou a um molho de tomate preparado na hora para serem servidas com espaguete ou outra massa.
Cada porção fornece
✓✓✓ A, B1, B6, B12, C, folato, niacina, zinco * ✓✓ B2, ferro * ✓ selênio