Broa de amora-preta e limão

    Broa de amora-preta e limão

    2pessoas já guardaram
    40mins


    Seja o primeiro a fazer essa receita!

    Sobre a receita: Faça esta broa utilizando amoras-pretas firmes e doces. Sirva ainda bem quentinha e aproveite esta deliciosa novidade para a hora do chá.

    Ingredientes
    Rende: 8 porções

    • 115 g de farinha de trigo branca com fermento, mais um pouco para polvilhar
    • 115 g de farinha de trigo integral com fermento
    • 1 colher (chá) de fermento em pó
    • 55 g de açúcar
    • 55 g de manteiga sem sal, cortada em pequenos pedaços
    • Raspas finas de 1 limão
    • 85 g de amoras-pretas frescas, miúdas e firmes
    • 120 ml de leitelho, ou mais, conforme a necessidade (se não encontrar leitelho, use creme de leite fresco azedado com limão: acrescente 2 colheres de chá de suco de limão a uma xícara de creme de leite fresco)

    Modo de preparo
    Preparo:15mins  ›  Cozimento: 25mins  ›  Pronto em:40mins 

    1. Preaqueça o forno a 200°C. Numa tigela grande, peneire as farinhas de trigo branca e integral e o fermento em pó. Adicione o açúcar. Junte a manteiga e amasse com as pontas dos dedos até obter uma farofa.
    2. Acrescente as raspas de limão e, cuidadosamente, as amoras-pretas. Não misture demais, pois as amoras se desmancham facilmente.
    3. Usando uma espátula, adicione o leitelho com cuidado para não esmagar as amoras. Se houver pedaços secos de massa no fundo da tigela, adicione um pouco mais de leitelho. Assim que a mistura der liga, tornando-se uma massa mole, retire-a da tigela e coloque-a numa superfície enfarinhada para amassá-la delicadamente 2 a 3 vezes, formando uma bola grosseira.
    4. Alise a massa com as mãos, a fim de formar um círculo de 18 cm de diâmetro. Transfira-a para um tabuleiro untado. Com o lado oposto ao gume de uma faca, faça as marcas de oito fatias. Polvilhe com um pouco de farinha de trigo branca. Asse por 20 a 25 minutos ou até estar dourada e crescida. Sirva quente, quebrando-a nos locais demarcados. Esta broa é mais saborosa quando consumida logo depois de assada, mas ainda estará boa no dia seguinte. Conserve-a num recipiente hermético.

    Cada fatia fornece

    ✓ B1, B6, selênio

    Dicas e sugestões

    • Substitua as amoras-pretas por mirtilos para fazer uma broa de mirtilo.

    Comer faz bem!

    • A amora-preta é rica em fibra e vitamina C, e é uma das frutas que mais contêm vitamina E. • Tradicionalmente, o leitelho era o líquido residual que sobrava depois de o leite ter se transformado em manteiga. No entanto, hoje é obtido acrescentando-se uma cultura de bactérias ao leite desnatado. O leitelho é extremamente pobre em gordura (0,2 — 0,5 g de gordura por 100 ml).

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas