Blinis de três peixes

    Blinis de três peixes

    11pessoas já guardaram
    3horas15mins


    Seja o primeiro a fazer essa receita!

    Sobre a receita: Blinis são panquequinhas leves, originárias da Rússia. Esta versão é preparada com farinha integral, e recebe uma cobertura de creme azedo, arenque em conserva, salmão defumado e ovas de lumpfish. Uma entrada muito especial.

    Ingredientes
    Rende: 6 porções

    • Blinis
    • 140 g de farinha de trigo integral
    • 7 g de fermento biológico seco
    • ¼ de colher (chá) de sal
    • 1 colher (chá) de açúcar
    • 175 ml de água morna
    • 1 ovo, com a gema separada da clara
    • 175 ml de leite semidesnatado morno
    • 1 colher (sopa) de manteiga derretida
    • Coberturas
    • 120 ml de creme azedo, bem frio (para fazer creme azedo, misture creme de leite fresco com algumas gotas de limão)
    • 1 pote de ovas de lumpfish pretas, cerca de 50 g
    • 150 g de arenque em conserva, escorrido
    • 75 g de tiras de salmão defumado
    • Cebolinhas frescas para decorar
    • Fatias de limão para servir

    Modo de preparo
    Preparo:15mins  ›  Cozimento: 30mins  ›  Tempo adicional:2horas30mins descansando  ›  Pronto em:3horas15mins 

    1. Numa tigela grande, misture a farinha de trigo, o fermento, o sal e o açúcar. Faça um buraco no centro e acrescente a água morna e a gema. Bata a água com a gema, e, depois, aos poucos, adicione a farinha, de modo a obter uma massa bem grossa e homogênea. Cubra a tigela com filme plástico e deixe num local quente, como um armário bem ventilado, por 1-1½ hora, ou até ter dobrado de tamanho.
    2. Acrescente o leite morno à massa, batendo, para obter a consistência do creme de leite concentrado. Cubra novamente com filme plástico e coloque num lugar quente por ½ - 1 hora ou até surgirem pequenas bolhas na superfície.
    3. Enquanto isso, prepare as coberturas. Mexa o creme azedo até ficar bem homogêneo. Com cuidado, separe a ova de lumpfish para facilitar pegá-la com uma colher. Com uma tesoura de cozinha, corte o arenque em conserva e o salmão defumado em tiras de cerca de 1 cm de largura e 4 cm de comprimento. Tampe as coberturas e leve à geladeira até a hora de servir.
    4. Quando estiver na hora de cozinhar os blinis, preaqueça o forno a 150ºC. Bata a clara em neve e junte-a à massa.
    5. Aqueça uma frigideira antiaderente até ficar moderadamente quente. Acrescente um pouco da manteiga derretida e incline a frigideira para espalhar a manteiga por toda a superfície. Coloque cerca de 2-3 colheres de sopa de massa para obter uma panqueca de cerca de 7,5 cm de diâmetro. Cozinhe em fogo moderado por 2 minutos ou até a superfície do blini estar coberta de pequenas bolhas. Com uma espátula, vire o blini e cozinhe o outro lado por cerca de 2 minutos ou até dourar. Mantenha os blinis aquecidos, levemente cobertos, enquanto cozinha o restante da massa — o rendimento é de 18 blinis.
    6. Para servir, ponha uma colher de chá do creme azedo no centro de cada blini e cubra 6 deles com ova preta de lumpfish, 6 com arenque em conserva e os 6 restantes com tiras de salmão defumado. Arrume os blinis sobre uma travessa grande, espalhe por cima um pouco de cebolinha e sirva com fatias de limão.

    Dicas e sugestões

    • Para preparar autênticos blinis russos, substitua a farinha de trigo integral por farinha de trigo-sarraceno, uma farinha fina com sabor único. • Peixe defumado em conserva caseira é relativamente simples de preparar e uma cobertura saborosa para os blinis (esta receita rende o suficiente para 12). Escolha 2 tipos de peixe, como arenque e hadoque, cortados em filés sem corantes e defumados. Com uma tesoura de cozinha, corte cada peixe ao meio, no sentido do comprimento. Com uma pequena faca afiada, retire cuidadosamente a pele dos filés, colocando a faca horizontalmente entre a carne e a pele e delicadamente separando-as. Corte os filés diagonalmente em pedaços de cerca de 1 cm de largura. Para a marinada, misture 3 colheres de sopa de suco de limão, 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem, ½ cebola pequena suave, cortada em fatias finas, 2 colheres de chá de salsa picada e pimenta-do-reino a gosto. Misture os pedaços de peixe à marinada, tampe e leve à geladeira por várias horas ou de um dia para o outro. Escorra bem antes de usar na cobertura dos blinis.

    Comer faz bem!

    • A farinha de trigo integral é obtida moendo-se o grão inteiro, inclusive as camadas externas de farelo e germe de trigo. Essas camadas são boas fontes de fibra alimentar, de minerais como ferro e zinco, e de vitaminas do complexo B.

    Cada porção fornece

    ✓✓✓ B1, B6, niacina * ✓✓ A, B12, folato, cobre, ferro, selênio * ✓ B2, E, cálcio, potássio, zinco

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas