Modo de preparo
Preparo:45mins ›
Cozimento: 40mins ›
Pronto em:1hora25mins
- Puxe e arranque as patas da lagosta e reserve-as. Com uma faca afiada, corte o corpo ao meio no sentido do comprimento, desde a cauda até a cabeça. Retire o fígado cremoso cinza-esverdeado e, se a lagosta for fêmea, a ova laranja-avermelhada. Reserve-os juntos, em recipiente tampado, na geladeira. Retire a carne das patas da lagosta e da casca. Descarte todas as partes não comestíveis. Corte a carne em bocados e reserve-a. Pique a casca em pedaços grandes.
- Numa panela grande, derreta 15 g de manteiga em fogo moderado. Acrescente os pedaços de casca de lagosta e refogue até que os pedaços escuros comecem a grudar no fundo da panela. Acrescente cerca de um terço da cebola, do alho-poró, da cenoura e do aipo, e cozinhe, mexendo sempre, por 1 minuto. Adicione o vinho ou o vermute e deixe ferver por 1 minuto. Despeje 1 litro de água, junte o louro e espere levantar fervura. Baixe o fogo e deixe ferver por 30 minutos. Escorra o caldo de lagosta numa peneira fina, descartando a casca e as hortaliças e retirando também qualquer traço de gordura.
- Derreta o restante da manteiga numa panela grande em fogo moderado. Acrescente o restante da cebola, do alho-poró, da cenoura e do aipo. Tampe e cozinhe, mexendo frequentemente, por cerca de 5 minutos ou até as hortaliças ficarem macias e começarem a ganhar cor. Junte o arroz. Adicione os tomates e o caldo de lagosta e espere quase ferver. Baixe o fogo, tampe novamente e deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 25 minutos ou até o arroz e as hortaliças ficarem bem macios.
- Acrescente à sopa o fígado e a ova, se houver, passando-os por uma peneira, caso haja pedaços visíveis da casca. Bata a sopa com um mixer manual, no liquidificador ou no processador de alimentos, até ficar bem homogênea.
- Leve a sopa novamente à panela, se necessário, e aqueça em fogo baixo moderado. Junte o suco de limão e deixe cozinhar em fogo brando por 2 a 3 minutos ou até ficar aquecida por igual. Adicione o creme de leite, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, e acrescente algumas gotinhas de molho de pimenta. Com uma concha, transfira a sopa para tigelas individuais, acrescente a carne reservada de lagosta e decore com as cebolinhas.
Dicas e sugestões
Se não tiver a casca da lagosta para preparar o caldo, use 1 litro de caldo de peixe, de preferência caseiro. Para acrescentar ao bisque mais sabor e cor, ponha uma pitada de açafrão em rama (pistilo) de molho em 4 colheres de sopa de água quente por 10 minutos, e acrescente-o à sopa junto com o caldo de peixe e os tomates, na etapa 3.
Comer faz bem!
• A lagosta simplesmente fervida está dentro de padrões saudáveis e baixos de gordura saturada. É a adição de grandes quantidades de alimentos ricos em gordura, como manteiga, creme de leite e maionese que torna gordurosos muitos pratos clássicos de lagosta.
Cada porção fornece
✓✓✓ B1, B6, niacina * ✓✓ A, C, cobre, selênio * ✓ B12, E, folato, ferro, potássio, zinco