Bisque de lagosta

    Bisque de lagosta

    3pessoas já guardaram
    1hora25mins


    11 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Esta receita aproveita toda a lagosta — até mesmo a carapaça —, portanto, é uma boa maneira de fazer render este ingrediente requintado. A sopa é bem cremosa, porém usa apenas uma pequena quantidade de creme. Sirva-a como entrada, com fatias quentes de ciabatta ou outro tipo de pão.

    Ingredientes
    Rende: 4 porções

    • 1 lagosta pequena cozida, cerca de 400 g
    • 30 g de manteiga
    • 1 cebola grande, bem picada
    • 1 alho-poró, bem picado
    • 1 cenoura, bem picada
    • 1 talo de aipo, bem picado
    • 90 ml de vinho branco ou vermute secos
    • 1 folha de louro
    • 50 g de arroz-agulha
    • 250 g de tomates, sem pele, sem sementes e picados
    • 1 colher (sopa) de suco de limão, ou a gosto
    • 2 colheres (sopa) de creme de leite
    • Molho de pimenta a gosto
    • Sal e pimenta-do-reino
    • 1½ colher (sopa) de cebolinha fresca picada para decorar

    Modo de preparo
    Preparo:45mins  ›  Cozimento: 40mins  ›  Pronto em:1hora25mins 

    1. Puxe e arranque as patas da lagosta e reserve-as. Com uma faca afiada, corte o corpo ao meio no sentido do comprimento, desde a cauda até a cabeça. Retire o fígado cremoso cinza-esverdeado e, se a lagosta for fêmea, a ova laranja-avermelhada. Reserve-os juntos, em recipiente tampado, na geladeira. Retire a carne das patas da lagosta e da casca. Descarte todas as partes não comestíveis. Corte a carne em bocados e reserve-a. Pique a casca em pedaços grandes.
    2. Numa panela grande, derreta 15 g de manteiga em fogo moderado. Acrescente os pedaços de casca de lagosta e refogue até que os pedaços escuros comecem a grudar no fundo da panela. Acrescente cerca de um terço da cebola, do alho-poró, da cenoura e do aipo, e cozinhe, mexendo sempre, por 1 minuto. Adicione o vinho ou o vermute e deixe ferver por 1 minuto. Despeje 1 litro de água, junte o louro e espere levantar fervura. Baixe o fogo e deixe ferver por 30 minutos. Escorra o caldo de lagosta numa peneira fina, descartando a casca e as hortaliças e retirando também qualquer traço de gordura.
    3. Derreta o restante da manteiga numa panela grande em fogo moderado. Acrescente o restante da cebola, do alho-poró, da cenoura e do aipo. Tampe e cozinhe, mexendo frequentemente, por cerca de 5 minutos ou até as hortaliças ficarem macias e começarem a ganhar cor. Junte o arroz. Adicione os tomates e o caldo de lagosta e espere quase ferver. Baixe o fogo, tampe novamente e deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 25 minutos ou até o arroz e as hortaliças ficarem bem macios.
    4. Acrescente à sopa o fígado e a ova, se houver, passando-os por uma peneira, caso haja pedaços visíveis da casca. Bata a sopa com um mixer manual, no liquidificador ou no processador de alimentos, até ficar bem homogênea.
    5. Leve a sopa novamente à panela, se necessário, e aqueça em fogo baixo moderado. Junte o suco de limão e deixe cozinhar em fogo brando por 2 a 3 minutos ou até ficar aquecida por igual. Adicione o creme de leite, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, e acrescente algumas gotinhas de molho de pimenta. Com uma concha, transfira a sopa para tigelas individuais, acrescente a carne reservada de lagosta e decore com as cebolinhas.

    Dicas e sugestões

    Se não tiver a casca da lagosta para preparar o caldo, use 1 litro de caldo de peixe, de preferência caseiro. Para acrescentar ao bisque mais sabor e cor, ponha uma pitada de açafrão em rama (pistilo) de molho em 4 colheres de sopa de água quente por 10 minutos, e acrescente-o à sopa junto com o caldo de peixe e os tomates, na etapa 3.

    Comer faz bem!

    • A lagosta simplesmente fervida está dentro de padrões saudáveis e baixos de gordura saturada. É a adição de grandes quantidades de alimentos ricos em gordura, como manteiga, creme de leite e maionese que torna gordurosos muitos pratos clássicos de lagosta.

    Cada porção fornece

    ✓✓✓ B1, B6, niacina * ✓✓ A, C, cobre, selênio * ✓ B12, E, folato, ferro, potássio, zinco

    Histórico

    Avaliações (1)

    Avaliado por:
    2

    Maravilhosa - 06 jan 2015

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas