Biscoitos recheados de figo

    Biscoitos recheados de figo

    7pessoas já guardaram
    1hora20mins


    2 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: A massa crocante deste biscoito amanteigado abriga um delicioso recheio de figo. A doçura natural e o sabor intenso dos figos secos precisam de pouco realce, apenas suco de limão para acrescentar um toque azedinho.

    Ingredientes
    Rende: 20 biscoitos

    • 115 g de farinha de trigo branca
    • 115 g de farinha de trigo integral
    • 150 g de manteiga sem sal, cortada em pequenos pedaços
    • 65 g de açúcar mascavo claro
    • 1 colher (chá) de baunilha
    • 2 gemas
    • 250 g de figos secos, bem picados
    • 2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano

    Modo de preparo
    Preparo:35mins  ›  Cozimento: 15mins  ›  Tempo adicional:30mins na geladeira  ›  Pronto em:1hora20mins 

    1. Numa tigela, peneire as farinhas branca e integral, incluindo o farelo que ficar na peneira. Acrescente a manteiga e amasse a mistura com as pontas dos dedos até obter uma farofa.
    2. Adicione o açúcar, a baunilha e as gemas, e misture até obter uma massa firme, acrescentando 1 a 2 colheres de chá de água para dar liga, se necessário. (Ou bata as farinhas e a manteiga no processador de alimentos e depois junte o açúcar, o extrato de baunilha e as gemas, batendo rapidamente para formar a massa.) Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
    3. Numa panela pequena de fundo grosso, ponha os figos com 6 colheres de sopa de água. Espere ferver, depois baixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 3 a 5 minutos ou até os figos terem inchado um pouco e absorvido a água. Transfira-os para uma tigela e amasse-os ligeiramente com um garfo para dissolver os pedaços. Acrescente o suco de limão, mexa e deixe esfriar.
    4. Preaqueça o forno a 190ºC. Com um rolo, abra a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada, formando um retângulo de 50 x 15 cm. Corte esse retângulo ao meio e ao comprido, para obter duas tiras.
    5. Com uma colher, espalhe metade do purê de figos sobre cada tira de massa. Dobre um lado sobre o outro, ao comprido, envolvendo o recheio e formando um “sanduíche”. Aperte as extremidades da massa para selá-la.
    6. Achate ligeiramente as duas tiras de massa. Com uma faca afiada, em sentido vertical, corte cada tira em 10 biscoitos e transfira-os para um tabuleiro untado. Fure cada um dos biscoitos com um garfo ou corte-os com uma faca afiada. Asse por 12 a 15 minutos ou até os biscoitinhos escurecerem um pouco.
    7. Coloque os biscoitos numa grade para esfriar. Eles se conservam por 2 a 3 dias num recipiente hermético (não os misture com outros biscoitos para não amolecerem).

    Comer faz bem!

    • Frutas secas são uma considerável fonte de ferro na alimentação, especialmente para quem não come carne vermelha ou para quem a consome em pouca quantidade. Além do ferro, o figo seco contém uma boa quantidade de cálcio. Apenas 3 figos secos fornecem cerca de 20% da IDR (Ingestão Diária Recomendada) de cálcio e 17% da IDR de ferro para mulheres com idade entre 19 e 50 anos.

    Cada biscoito fornece

    ✓ A, B6

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas